Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 31 de janeiro de 2017

Vila do Conde e as Capelas de N. Sra do Socorro, N. Sra da Guia e Santo Amaro

`Victor Nogueira

Que têem de comum estes três templos ? Cada um deles possui cúpulas, influências orientais já que Vila do Conde foi um importante centro urbano na época dos Descobrimentos e da Carreira da Índia. Todos eles são excelentes miradouros de amplos horizontes e as duas primeiras são interiormente forradas com valiosos painéis de azulejos (1). E as Capelas do Socorro e da Guia tinham plataformas com peças de artilharia para defesa e controle da entrada e saída da barra do Rio Ave,  nesta última ainda existindo canhoneiras. Função que perdeu importância após a construção do Forte de S. João Baptista,

Capela de N. Sra do Socorro





















Capela de N. Sra da Guia











canhoneiras




Capela de Santo Amaro





~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

(1) O interior destas duas capelas pode ser visto clicando em

* 4 capelas com presépios em Vila do Conde

Vila do Conde - Alfândega Régia e Capela do Socorro

* Entre as Senhoras da Lapa e da Guia em Vila do Conde

Sem comentários: