Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Fotografar as situações mais comuns

Fotografias de situações comuns
.
Na fotografia existem alguns tipos de fotografias básicas, tais como um retrato, uma paisagem, uma combinação ou uma macro. Aprenda a melhor forma de as conseguir.

Retrato

A ideia de conseguir uma fotografia retrato é conseguir uma fotografia onde os olhos da pessoa fotografada estão em destaque. Se usar uma grande abertura (f/2.8-f/1.4) para focar os olhos da pessoa e diminuir a profundidade de campo, maximizará o efeito da focagem nos olhos da pessoa, obtendo uma boa fotografia.
.

Paisagens

Se pretende dar grande ênfase na fotografia de uma bela paisagem, deve escolher uma abertura o mais pequena possível (f/16 ou maior) para obter uma paisagem bem nítida. Foque no meio do enquadramento que pretende e depois dispare. 
.
.
Se pretende uma imagem mais nítida de um objeto ou pessoa mais próxima de si, mantendo uma paisagem de fundo menos focada e mais suave, deve afazer uma abertura maior, fazendo desta forma com que o fundo da fotografia fique menos nítido.
.

Combinações

O que por vezes é chamado de retrato ambiental é a combinação do estilo retrato com o da paisagem, como as típicas fotografias de férias. Para conseguir que uma pessoa ou objeto fique bem em frente a uma paisagem deslumbrante, saiba que o truque a usar neste tipo de fotografia é certificar-se que o ponto de interesse principal (pessoa ou objeto) está no ponto focal (está a ser focado) da câmara fotográfica. Se estiver a fotografar uma pessoa com uma paisagem por detrás, use uma obturação bem rápida (1/200) para se certificar que se a pessoa se mexer os seus movimentos não desfocam a imagem. Também não se esqueça de manter o focus no olhar da pessoa fotografada para a fotografia se manter interessante pela pessoa e não pela paisagem. 
.
.
Se pretender uma pessoa ou objeto mais suave e menos focado em frente a uma paisagem focada e nítida, faça o oposto, foque a paisagem atrás da pessoa, e use uma abertura média para fazer com que a imagem da pessoa fique suave mas não completamente desfocada. 
.

Macros

As macros são as fotografias close-ups, tais como um pequeno inseto em cima de uma flor ou uma gota de água que reflete uma pessoa; ou seja, um pormenor de algo muito pequeno. Para fazer uma fotografia macro é necessário uma lente macro, para conseguir captar todo o detalhe. O focus numa fotografia macro depende sempre da máquina e da lente. Devido à grande profundidade de campo numa área tão pequena, é necessário usar uma abertura muito pequena. Usualmente também será necessário um tripé para combinar o close-up e uma abertura pequena, isto porque usualmente uma abertura pequena significa pouca luz, logo tem de existir um maior tempo de exposição, e quanto maior o tempo de exposição, maior a probabilidade de “tremer a fotografia”.
.
 .
http://omeuolhar.com/artigos/fotografar-situacoes-mais-comuns
.
.

Sem comentários: