Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 20 de abril de 2022

Fotos de capa em abril 20

 * Victor Nogueira


2022 04 20 Foto victor nogueira - Linha férrea nas Fontainhas, em Setúbal


2021 04 20 foto victor nogueira - Viana do Castelo - Igreja de Santa Maria Maior (Sé) (rolo 353 1998.06. 


"2021 04 20 Foto victor nogueira cravo


2020 04 20 Foto Victor Nogueira  cravo e história de Portugal 25 de Abril


2019 04 20 foto victor nogueira - Évora - Manifestação do 1º de Maio, em 1976, na Praça do Giraldo


2015 04 20 Foto victor nogueira ~setúbal - igreja de santa maria da graça (sé catedral)

A Igreja de Santa Maria da Graça ou Sé de Setúbal, matriz de Setúbal, com arquitectura original de António Rodrigues, situa-se no coração do primitivo burgo medieval setubalense, tendo sido em torno desta que se desenvolveu o mais importante bairro medieval da cidade, assim como o centro religioso e político-administrativo.

Fundada no século XIII, o actual edifício é uma reconstrução do alto renascimento com uma imponente fachada maneirista. No interior colunas com frescos, talha e azulejos dos séculos XVII e XVIII.  Numa rua lateral, junto ao Terreiro de Santa Maria, encontra-se o pórtico gótico de uma antiga hospedaria – o Hospital de João Palmeiro.  (wikipedia)


2015 04 20 álbum Luanda -  Liceu Nacional Salvador Correia


2014 04 20 Afinal somos felizes


2014 04 20 NOS 40 ANOS DO 25 DE ABRIL 07 - à falta da placa, o mural, também desaparecido na rua onde foi o condomínio da PIDE

(Foto Victor Nogueira) Do edifício que foi a sede nacional da PIDE, na rua António Maria Cardoso em Lisboa, hoje transformado em condomínio de luxo, desapareceu a placa que assinalava tal facto. A PIDE foi a última instituição a render-se, não deixando de assassinar como era seu timbre. Haviam de falhar os propósitos de Spínola que, com a anuência do posto de comando do MFA na Pontinha, recebera das mãos de Marcelo -  cercado e impotente mas "exigente" , o poder para que este não caísse na rua e tudo não passasse de uma simples mudança de moscas, com o afastamento do Presidente Tomás. 

Foi o povo na rua, cercando dois importantes pilares do regime fascista, a PIDE e a GNR, que tramou os propósitos de Marcelo/Spínola e dos respectivos Generais e forçou à rendição dos tanques da Cavalaria. Foi o povo na rua que forçou a libertação dos presos políticos em  Caxias, foi o povo na rua e no 1º de Maio que forçou Spínola e os Generais renitentes da Junta de Salvação Nacional,  em  7 de Novembro de 74, a reconhecerem os partidos políticos  sobretudo o PCP (fundado em 1921) mas também o PS (fundado em 1973), o ppd/psd de sá carneiro (a partir da ala liberal da assembleia nacional fascista, fundado em 6 de Maio de 74) e o cds/pp de freitas do amaral (que se reclamava da "democracia-cristã", fundado em 19 de Julho de 74).


2012 04 20 Congresso Internacional sobre Marx



2012 04 20 Tributo a José Afonsso


2011 04 20 Yolanda Botelho

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