Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 27 de abril de 2022

Fotos de capa - abril 16 a 24

 * Victor Nogueira


2016 04 16 - Foto victor nogueira - Maré baixa na foz da Ribeira da Ajuda (Herdade da Comenda - Serra da Arrábida)

Ao fundo vê-se o murete que protege as ruínas romanas do Complexo da Comenda, no qual existem espaços associados a um balneário e a instalações de salga de peixe, do complexo urbano-industrial que funcionou na região entre os séculos I e V d.c., considerado o mais importante centro de produção de conservas de peixe do mundo romano ocidental.

Indústria conserveira de garum de que existem também vestígios na actual baixa de Setúbal e na Península de Tróia, defronte, na outra margem da foz do Rio Sado.

Segundo a Wikipedia «Garo (em latim: garum) ou liquamen era um género de condimento muito utilizado na Antiguidade, especialmente na Roma Antiga. É feito de sangue, vísceras e de outras partes seleccionadas do atum ou da cavala misturadas com peixes pequenos, crustáceos e moluscos esmagados; tudo isto era deixado em salmoura durante cerca de dois meses ou então aquecido artificialmente. Este produto era exportado para várias partes do Mediterrâneo. (...)

A elaboração de garum costumava ser feita longe das áreas urbanas, uma vez que gerava odores muito fortes.

(...) As ruínas destas fábricas até agora achadas em território português são constituídos pelos tanques ou cetárias destinados à salga de peixe e à preparação de conservas, normalmente de alvenaria. As conservas de peixe destinadas à exportação eram embaladas em recipientes de cerâmica, as ânforas.»


2022 04 17 - Foto victor nogueira - Não se trata dum curso de água numa região tropical ou equatorial mas da foz da Ribeira da Ajuda, na maré cheia, com o Rio Sado entrando por terra dentro. (2016 05 10)


2022 04 18 - Foto victor nogueira - 13º aniversário de Cisco Kid em 2022 04 17


2016 04 19 - Foto victor nogueira - Poderia ser mas não é o nascer do sol mas sim o pôr do chamado astro-rei, com Palmela no horizonte. Visto das varandas no alto da torre no cimo duma encosta o Sol nasce á direita e põe-se á esquerda. (2022 04 17 Canon 203_04)


2022 04 20 - Il fascismo non passerà - 2 giugno festa della Repubblica Italiana 

NO ad una manifestazione fascista e razzista, NO ad una manifestazione mafiosa e d’evasori fiscali, NO ad una manifestazione antidemocratica e anticostituzionale. 2 giugno Festa della Repubblica Italiana, nata dalla Resistenza, la casa della Costituzione Italiana, che continueremo a difendere e chiedere d’applicare. (IN https://anpibarona.blogspot.com/2020/05/il-fascismo-non-passera-2-giugno-festa.html)


2016 04 20 - Foto victor nogueira - Linha férrea nas Fontainhas, em Setúbal

No Porto as Fontainhas, ladeira íngreme povoada por gente de poucos recursos, descendo até ao Douro, é palco das festividades joaninas. Mas Fontainhas existem noutras localidades, como em Setúbal, bairro de pescadores descendo até ao Sado, dele actualmente distante devido aos aterros que permitiram a construção da via férrea e o alargamento do porto fluvial de Setúbal.

Em Braga, Balazar (Póvoa de Varzim), Santarém, Alcabideche (Cascais), Barreiro, Seiça, Castelo Branco, entre outras localidades, também encontramos Fontainhas.

Fontainha é um pequeno poço, existindo no homónimo bairro setubalense um centenário Poço das Fontainhas e um chafariz edificado em 1911, testemunhos dos tempos em que não havia água canalizada ao domicílio, sendo esta acartada de poços ou chafarizes, em bilhas, ou transportada pelos aguadeiros, de barrica ao ombro, disto fazendo comércio.


2022 04 21Grândola, Vila Morena - Galà on Galicia TV in the night of 25 April 2007, as homage to Zeca Afonso, first interpreter of this song , for Liberty Day --

2016 04 21 - Foto victor nogueira - Cravo de Abril - 

EM TEMPO - A CRP foi aprovada em 1976 com o voto contra do CDS/PP, com os votos a favor do PCP, UDP e MDP/CDE e com os votos a favor do PS e do PPD/PSD, ambos com reserva mental que a sua prática demonstrou, desde então, em sucessivas revisões constitucionais.
.
Numa alentada entrevista em 3 volumes, feita por Matia João Avilez, Nobre Soares afirmou que em 1974 / 1976 defendera o socialismo apenas porque se o não tivesse feito, não teria tido votos no PS.
.
"Gamados" os votos em 1975 / 1976, embalado com o golpe contra-revolucionário de 25 de Novembro de 1975, Mário Soares, aferrolhou o socialismo numa gaveta, tão bem aferrolhado com papas e bolos, que nem ele nem os militantes e os sucessivos Secretários-Gerais e dirigentes do PS o conseguiram destrancar.
.
«Honi soit qui mal y pense» ou ... «Talant de bien faire»? 


2016 04 22 - Todos diferentes! Todos iguais! Uma só Humanidade no Planeta Terra!


2022 04 22Todos somos diferentes! Todos somos iguais! Uma só Humanidade no Planeta Terra!


2022 04 22 - Hiroshima e Nagasaqui - Crimes contra a Humanidade


2022 04 24 - Dresden - Crimes de Guerra

Sem comentários: