Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 16 de novembro de 2017

REPÓRTER FOTOGRÁFICO, QUEM É ESSE PROFISSIONAL?



“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente” - Roland Barthes


2 DE SETEMBRO DE 2011
Por Jaqueline Pellizzon


Toda atenção com detalhes é fundamental para a obtenção de imagens únicas. Se você quer ser um repórter fotográfico, não descarte a emoção no momento em que estiver diante de um fato. Não pense muito, fotografe! Serenidade, paciência, estratégia, intuição, criatividade e perspicácia são ingredientes indispensáveis para um repórter fotográfico.

Os fotógrafos de jornais tem uma missão especial para cada trabalho e não estão “ali” somente para ilustrar ou retratar o acontecimento. É necessário que ele saiba como se comportar diante de cada situação e saber como capturar captura o ângulo para se adaptar aos textos e informar de maneira correta cada notícia. Assim como o texto, uma boa fotografia deve falar por si.

A arte de fotografar é transmitir suas emoções e olhares através das imagens de uma maneira consciente e é isso que o fotógrafo faz através de fragmentos de luz para apanhá-los tornando esses acontecimentos significativos e muitas vezes dramáticos.




Ilustração de Heinrich Böll

https://jaquelinepellizzon.wordpress.com/2011/09/02/reporter-fotografico-quem-e-esse-profissional/
***




Sem comentários: