Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 17 de outubro de 2017

O Millennium e o Bandarra

* Victor Nogueira

Contrariando a Meteorologia e apesar da trovoada desta madrugada, hoje ainda não choveu em Setúbal: o dia amanheceu soalheiro, duma luminosidade um pouco baça, mas para meio da tarde a temperatura desceu com desagradável frialdade, as núvens cinzentas acastelando-se por cima e diante de nós.

A ida foi até ao Bandarra, ali nas Escarpas de S. Nicolau, o 5º volume da série Millennium debaixo do braço, inicialmente escrita por Stieg Larsson e, depois da sua morte, prosseguida por  David Lagercrantz. Este último é mais estilo literatura light, descartável,  Aliás os três primeiros volumes comprei-os numa área de serviço, numa das minhas viagens até ao Mindelo. Mas a partir de certa altura este 5º volume que estava a ler com algum fastio, leitura entremeada com a d'O Gerente da Noite, de John Le Carré, passou a prender-me a atenção. O cerne deste volume são as experiências com gémeos verdadeiros ou monozigóticos  e gémeos falsos ou dizigóticos, separados e criados em meios socio-culturais distintos, para tentar determinar a quota parte da influência da hereditariedade e do meio socio-cultural nos respectivos percursos de vida.

Hoje é posto à venda um novo livro de John LeCarré, intitulado  "Um Legado de Espiões", retomando o personagem de George Smiley  Mais um livro para ler !














Sem comentários: