Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Algures no Alto Alentejo

* Victor Nogueira






foto victor nogueira -trata-se duma povoação alentejana que de momento não identifico, mas que suponho seja a Vila de Crato, no Alto Alentejo. Abaixo mais 3 fotos da mesma povoação. Quem me ajuda na identificação ?

Das NOTAS DE VIAGEM, em 2000.09.19
Alter do Chão
Logo à entrada a Praça de Touros. 1ª foto a Alter a uma rua. Há muitas casas brasonadas. Existe uma rua Cega.
Fotos a pelourinho e várias casas, janela manuelina (sec XVI), chafariz renascentista, chafariz das ...., Câmara feia, Rua das Parreiras. Igreja Matriz (séc. XX), chafariz das Bonecas. Foto à Igreja do Convento Santo António, que está a ser demolido. Foto de Crato ao longe

Alter Pedroso

Crato
1ª foto – reflexo da lâmpada na parede da igreja. As casas têm faixas amarelas. Há pelourinho e várias casas brasonadas.
Abertura da máquina e destruição das fotos. Aquisição de nova máquina.

Flor da Rosa
Foto ao Mosteiro, já de noite. Pousada que não visito, ficando-me pela entrada e pela igreja.

Sem comentários: