Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 27 de março de 2008

Sombra (1) - Falso Auto-retrato. no Mindelo


* Foto Victor Nogueira
.
.
Nota - Sempre estive convencido que esta foto era um auto-retrato. Mas depois de publicá-la aqui reparei naquilo que para mim é uma incongruência: o verde no canto inferior direito. Sendo assim, a foto não foi tirada por mim mas pela Fátima, seguindo indicações minhas e a partir da rua para a varanda. O reflexo do braço não é segurar na máquina fotográfica virado para a parede, mas uma das minhas brincadeiras: fazer a continência ao fotógrafo, à minha frente. O seu a seu dono e o mérito à fotógrafa. 2008.04.06
.
.

7 comentários:

Luís Galego disse...

muito interessante....mesmo!!!

Paulo disse...

Interessante!

Maria Faia disse...

Olá Vitor,

Gostei!
Na verdade, olhando a foto que nos apresentas dei comigo a pensar que todos nós vivemos com a nossa pr´pria sombra, uns com medo e outros sem medo dela. Outros ainda, em razão da sua insegurança interior, com medo da sombra dos demais.
Quantas divagações são possíveis através da imagem da sombra...

Um abraço amigo,

Maria Faia

Luz Santos disse...

Interessante esta fotografia, bom jogo de cores e sombras, tecnicamente perfeita.
Até que enfim aparece um bom album blog de fotografia e para quando até ao Olhares?...
Bj
A Luz A Sombra

São disse...

Gostei, mas gostaria de ver mais do que a sombra.
Sabes que Évora é das cidades que mais gosto?
Saudações

Miriam disse...

Victor obrigada por enviar-me este endereço, pois eu já conhecia um dos seus blogs, mas este é melhor ainda. Fiquei admirada com o seu trabalho.
Bjs.

Maria Clarinda disse...

Vitor um excelente auto-retrato.
Sombras...sempre misterioso este jogo, que, como fotografia fica mais adensado.
Jinhos