Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

2023 - Templos religiosos (96) e cruzeiros, em fotos de capa

* Victor Nogueira


2023 01 19 - Igreja e cruzeiro da Misericórdia, em Vila do Conde (2023 01 15 IMG_1966)

Situa-se a Santa Casa da Misericórdia de Vila do Conde entre a Praça Velha, centro administrativo medieval, e a Praça Nova (actual Vasco da Gama), onde D. Manuel I mandou erguer os novos Paços do Concelho, com seu pelourinho, e a Igreja de S. João Baptista, originando uma nova centralidade urbana, que paulatinamente se foi estendendo até ao rio Ave, numa 1ª fase, e até ao Atlântico, a partir do século XIX.

A edificação da Igreja da Misericórdia decorreu entre 1525 e 1536. Este primitivo templo foi remodelado e ampliado em 1599, mantendo-se a estrutura de uma só nave, com cabeceira tripartida. Os panos interiores estão revestidos de azulejo do século XVII.

No largo fronteiro à Igreja e à Casa do Despacho da Misericórdia encontra-se um cruzeiro barroco, que em 1713 substituiu o que fora erguido em 1585/86.


2023 02 17 -  Azurara - Ermida de Sant'Ana e cruzeiro (2022 12 04 IMG_1319)

Este era outrora um local ermo, com vistas largas sobre Vila do Conde, na outra margem do Rio Ave. Actualmente, para além de casas modestas, abundam vivendas e, junto ao templo, uma unidade hoteleira. A Ermida ou Capela de Santa Ana, no cimo duma estreita, íngreme e tortuosa ladeira, será anterior ao século XVI. Defronte desta ergue-se um cruzeiro, substituindo outro anterior, destruído por um temporal. Nesse cruzeiro havia um nicho com lampião de azeite, aceso noite após noite, para orientar os homens no mar.


2023 02 18  - Azurara - Ermida de S. Sebastião e cruzeiro

«Com características do gótico, barroco e neoclassicismo, a capela ergue-se sobre afloramento rochoso, em plataforma elevada, no gaveto entre a Rua da Junqueira e a Rua de São Sebastião. O adro é murado, ostentando um cruzeiro na esquina.

Apresenta uma planta longitudinal de nave única e capela-mor retangulares. (...) A sua construção data, provavelmente, dos séculos XIV/XV, sendo mencionada no Livro das Visitações em 1567. Apresenta, no entanto, elementos posteriores, nomeadamente dos séculos XVIII e XIX.» in «Capela de São Sebastião | Turismo Vila do Conde»


     2023 02 19 -  Azurara - Ermida e cruzeiro de N. Sra. das Neves (2022 11 12 IMG_0727)

Junto ao cemitério de Azurara e ao Convento de S. Francisco situa-se a Ermida de Nossa Senhora das Neves, provavelmente a mais antiga capela de Azurara. Possui um altar de talha com a imagem da padroeira ao centro, ladeada pelas imagens de São Jerónimo e de São Gonçalo.


               2023 02 24 - Foto Victor Nogueira - Azurara - Cruzeiro na Rua da Estrada Velha, no entroncamento da Rua do Pindelo (2022 12 01) IMG_1166)


  2023 03 05 -Vila do Conde - Capela de Santo Amaro e cruzeiro (2021 11 13 IMG_8314)

«A Capela de Santo Amaro foi construída, provavelmente, por voto da família Pinheiro, de Barcelos, no século XVI/XVII. Apresenta um traçado popular e neoclássico, com planta retangular e capela-mor quadrada.

Anteriormente à edificação desta capela, aproveitando a cota elevada, existia aqui uma torre que permitia vigiar o acesso norte do Monte do Mosteiro. Hoje é um local privilegiado para desfrutar de uma agradável vista sobre o centro histórico.

Importante era, também, o terreiro da capela, onde, por Alvará de 5 de setembro de 1704, de D. Pedro II, se instituiu uma feira franca que está na origem da feira semanal de Vila do Conde.»

A feira semanal de Vila do Conde realiza-se às 6ªs feiras, mas actualmente um pouco mais abaixo, no terreiro do Mercado Municipal Engº Duarte Pacheco.

Junto a esta capela situa-se uma torre-mirante, pertencente ao Solar de S. Sebastião (actual Centro Espaço e Memória), do cimo da qual o seu proprietário seguia o movimento dos seus barcos pela barra do Rio Ave. O Centro de Memória alberga o Arquivo Municipal, o Gabinete de Arqueologia, a Galeria e Centro de Estudos Júlio / Saúl Dias, o Núcleo Central do Museu de Vila do Conde e o Centro de Pedagogia Ambiental.

2023   09 15 - Mosteiró - Cruzeiro (1756) em contraluz - in hoc signo vinces (2021 10 01 IMG_7609)

2023 09 16 - Setúbal - Largo de Jesus (Convento de Jesus) e cruzeiro 2021 07 08 IMG_4817. Ao longo dos séculos muitos "arranjos" ou configurações teve adro fronteiro ao Convento de Jesus, uma das primeiras obras do "manuelino", com risco de Mestre Boitaca, o do dos Mosteiros dos Jerónimos e da Batalha, da Sé da Guarda, do Torre de Belém, Igreja de Santa Cruz (Coimbra) e fortificações no Norte de África.

Sem comentários: