Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Expo 4 Capelas 32 Presépios

* Victor Nogueira
(texto e fotos)



As quatro capelas em Vila do Conde são a do Senhor da Agonia e as de S. Bento, de S. Roque e de N. Sra do Socorro, Os 32 presépios artesanais expostos são da autoria do ceramista Delfim Manuel, um trabalho de encanto, delicadeza e com imensos detalhes ou enorme riqueza de pormenores. Os presépios miniaturais, a maioria polícromos, estão inseridos em múltiplos "suportes": trípticos, custódias alminhas, oratórios, pratos ... O presente périplo permitiu-me visitar as capelas do Senhor da Agonia e do Socorro, que sempre encontrara encerradas, para este efeito abertas ao público, o que será objecto doutro post.

Capela do Senhor da Agonia





Presépio em oratório


Capela de S. Roque




Noivos do Minho







Contemplando  Menino



Tríptico





Trazendo a mula



Presépio







Presépio árabe







Viagem de camelos









Chegaram os pastores



Presépio


Presépio em prato


O desabrochar



Capela de S. Bento




Presépio



Presépio



Romaria ao presépio





Chegaram os Reis Magos





Presépio em oratório











Presépio em oratório



Capela do Socorro





Presépio caixa de relógio



Presépio alminhas



Adoração do Menino




Descanso do camelo




Presépio




fotos em 2016.12.17 / 18

1 comentário:

Mona Lisa disse...

Estou a passear por Vila do Conde, virtualmente.
Adorei os presépios.
Óptimas fotos!
😘