Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Christmas & Oporto by night 02

* Victor Nogueira
(texto e fotos)


Ás 17 horas já era noite fechada e foi quando comecei a minha perambulação a partir da Rua de Santa Catarina, até regressar à de Fernandes Tomás. As ruas quase desertas, esparsas as iluminações natalícias, as montras na sua maioria sem graça na decoração ou com os painéis metálicos protectores corridos, alguns grafitados, o comércio encerrado, salvo lojas de bric-a-brac para turistas, com mostruário de postais ilustrados à porta e pretensas "recordações" de Portugal ... 

No Café Majestic o porteiro deixa-me entrar porque lhe digo que quero apenas fotografar o interior - os empregados também têm direito à Ceia de Natal com a família, apesar de raros clientes nas mesas que teimam em não sair. Em Santa Catarina uma mulher com ar "perdido" e de casaco imitando pele de onça dirige-se-nos em inglês para lhe dizermos onde é a estação de metropolitano e lá segue rua acima. hesitante. Tudo é escuridão na Rua 31 de Janeiro, na Praça da Liberdade, na Avenida dos Aliados, na Rua de Sá da Bandeira, na Praça D. João I, raros edifícios iluminados na fachada, quase tudo sem "féerie", como se o centro histórico nobre do Porto fosse o largo duma qualquer vila ou aldeia do interior. Mais luminosa estava  a zona dos  Clérigos, de que  falo em no Porto, entre Cedofeita e os Clérigos, mas não só

O Café A Brasileira encontra-se em obras de recuperação e para ser mais uma unidade hoteleia, ao  lado de outros encerrados e ao abandono. Na Rua Sampaio Bruno e na Praça dos Poveiros os passeios são em calçada portuguesa trabalhada, naquela reproduzindo uma caravela, um carro de bois, um barco rabelo ... Na Praça da Batalha,  onde outrora vinha expedir a minha numerosa correspondência, a esta hora deserta, destaca-se um carrocel e o que será mais uma pista de gelo.

"Hoje tentei pôr a correspondência em dia, mas aquilo está tão atrasado que devem ser necessários uns longos serões. A partir da recepção deste postal devereis começar a escrever‑me para Évora. Espero que tenhais recebido o SDS que enviei na véspera de Natal.. Que mais dizer? Estou na estação dos  CTT da Batalha; a escrivaninha treme que se farta com o esforço que um "hominho" faz para fechar um envelope. Uma mulherzinha procura quem lhe preencheu um telegrama para dar‑lhe qualquer coisa. E ao contar‑me isto poisa‑me a mão no braço. Gosto da gente do Porto; parece‑me mais humana que a de Lisboa e de Évora." (NSF - 1970.12.26)


Rua de Santa Catarina





Centro Comercial Via Catarina





Café Majestic



antigo Café Palladium (actual loja da FNAC)



Relojoaria Ourivesaria Marcolino





Livraria Latina, uma das mais antigas do Porto


Praça da Batalha





pista de gelo e carrocel



Teatro de S. João

Rua 31 de Janeiro (antiga Rua de Santo António)



Joalharia Machado



Caixa Geral de Depósitos

Praça da Liberdade



Estação de S. Bento





Passeio das Cardosas



antigo Banco Nacional Ultramarino











Rua Sampaio Bruno






Rua de Sá da Bandeira





Teatro Sá da Bandeira




Relojoaria Ourivsaria Marcolino

Rua Passos Manuel



antigo cinema Olympia, ao lado do Coliseu


Praça dos Poveiros









Rua de Santo Ildefonso







montra de loja de artesanato



Largo do Padrão





A este Café do Padrão, agora encerrado, vinha muitas vezes depois de almoço com o meu avô Luís




Farmácia do Padrão



ao fundo a Rua Formosa




Rua D. João IV


 

palacete do banqueiro Pinto de Magalhães




fotos em 2016.12.24

Sem comentários: