Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 21 de julho de 2023

Santuários 24 - Santa Luzia, em Viana do Castelo

 * Victor Nogueira



Foto a la minuta - No Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo, no ano de 1959: o meu avô António, a Maria Emília, o caçula Zé Luís e o tio Zé Barroso. Nesse ano a minha mãe viera a Portugal de "licença graciosa" e eu fora passar as Férias Grande a Pointe Noire, pela 2ª vez.


Foto Victor Nogueira - Viana do Castelo - Santuário de Santa Luzia (Rolo 166 30)

«O Santuário de Santa Luzia, também referido como Santuário do Monte de Santa Luzia, Basílica de Santa Luzia, Templo de Santa Luzia e Templo do Sagrado Coração de Jesus, localiza-se no alto do monte de Santa Luzia, na freguesia de Santa Maria Maior, na cidade, concelho e distrito de Viana do Castelo, em Portugal. Um dos "ex libris"" da cidade, do seu sítio descortina-se uma vista ímpar da região, que concilia o mar, o rio Lima com o seu vale, e todo o complexo montanhoso envolvente, panorama considerado um dos melhores do mundo segundo a National Geographic.

A Basílica no alto do monte de Santa Luzia foi principiada em 1903, por iniciativa do padre António Martins Carneiro, com projeto do arquiteto Miguel Ventura Terra.

A última etapa da sua construção, sob a direção do arquiteto Miguel Nogueira Júnior a partir de 1925, é considerada como inspirada na Basílica de Sacré Cœur, em Paris. Os trabalhos de cantaria em granito são de responsabilidade do mestre canteiro, Emídio Pereira Lima.

Aberto ao culto em 1926, os trabalhos estenderam-se até 1943.

Desde 1923 o santuário é servido pelo Elevador de Santa Luzia.

O santuário compreende ainda o "Núcleo Museológico do Templo-Monumento de Santa Luzia", constituído por uma sala na parte inferior da basílica. O acervo é constituído por talha, imagens, azulejos,  e outros.»

(https://www.waymarking.com/waymarks/WMDDKY_Santurio_de_Santa_Luzia_Viana_do_Castelo_Portugal)


VER No Santuário de Santa Luzia, em Viana do Castelo

Sem comentários: