Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 15 de abril de 2023

Auto-retrato e nascer do Sol, em Setúbal

 * Victor Nogueira


2023 04 15 AUTO-RETRATO EM 2023 04 15

Outrora nos barbearias não havia marcações. Os clientes iam chegando, sentavam-se e aguardavam a sua vez, que podia ser muitas largas dezenas de minutos depois. O tempo de espera dependia do barbeiro pretendido ter muitos ou poucos clientes que o escolhiam. Quanto mais "popular", maior o tempo de espera.

Hoeje há marcações, mas, telefonando, para a hora que eu pretendia só na próxima 4ª feira, a meio da tarde. Pelo que até lá a trunfa, que me incomoda, não é destrunfada.


2023 04 15 Nascer do Sol em Setúbal 2023 04 14 IMG_2152 

Acordo cheio de sede, levanto-me e dirijo-me à cozinha para beber um copo de água. Aqui olho para l da anela aberta e no horizonte o sol começa a despontar. Vou até à varanda da sala e ele já surde por entre as núvens. Dentro de casa a temperatura está amena, mas lá fora corre uma desagradável brisa fresca, algo gélida. Defronte a mim perpassam as gaivotas no seu voo rápido, ora batendo as asas, ora planando. Vou buscar a máquina fotográfica, encenando as imagens que irei "capturar". Eis uma delas.


Sem comentários: