Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 9 de agosto de 2022

Pontes (36) em fotos de capa de agosto 01 a 08

 * Victor Nogueira


2022 08 01 - Foto victor nogueira - Setúbal (Manteigadas) viaduto rodoviário da EN 10-8 sobre a Av António Sérgio / Estrada de Santas, para acesso á Zona Industrial da Mitrena e ao porto fluvial (IMG_9843).


2022 08 02 - Foto victor nogueira - Setúbal (Herdade da Comenda) - Ponte pedonal de madeira sobre a Ribeira da Ajuda (IMG)

2022 08 03 - Foto victor nogueira - pontes no espelho de água da Praça do Bocage, em Setúbal (IMG_9689)

Na praça do Bocage existem duas farmácias, a Sália, de que fui cliente habitual nos anos em que estive colocado nos Paços do Concelho, prestando assessoria nas áreas de organização e métodos e de gestão de recursos humanos, e a Normal do Sul.

Esta situava-se onde se vê o toldo e o farmacêutico na altura era uma pessoa de bigode, já idoso, que na despedida, após o avio dos remédios, me dizia com delicadeza: "As suas melhoras", o que nunca me aconteceu em qualquer outra botica neste jardim á beira-mar prantado, que ao longo de décadas tenho percorrido de lés a lés.

Com efeito, nesta sociedade capitalista, as melhoras do doente são um mau negócio para o empresário do ramo, penso eu.


2022 08 04 - Foto victor nogueira- Setúbal (Praias do Sado) - viaduto rodoviário da EN 10-8 sobre a linha ferroviária e a Rua Principal das Praias do Sado (IMG_9848)


2022 08 05 - Setúbal e a Ribeira do Livramento, em 1880 - óleo sobre tela de João Vaz (1859 - 1931). A ribeira corre actualmente encanada sob a Avenida 22 de Dezembro e a ponte há muito que não existe.

Ao longo desta ribeira corria a muralha medieval, com alguns troços e torres visíveis no quadro, entretanto parcialmente demolidos, incluindo a Porta Nova, que dava acesso ao arrabalde do Troino.

O Rio Sado estava mais perto da cidade, por ainda não terem sido feitos os aterros que o distanciaram. Junto da torre ao fundo, que ainda existe, a Capela do Senhor Jesus da Boa Morte, já demolida, mas que ainda existiria em 1890. 


2022 08 06 - Foto victor nogueira - Setúbal - viaduto ferroviário na Rua da Tebaida (IMG_9827) 


2022 08 07 - Foto Victor Nogueira - Setúbal - Rua do Mirante - viaduto ferroviário


 2022 08 08 - Foto victor nogueira - Setúbal - Avenida Avelar Brotero: Passagem pedonal sob a via férrea (IMG_9507)

Sem comentários: