Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

lisboa (belém)- monumento aos descobrimentos e ponte 25 de abril



foto victor nogueira - lisboa (belém)- monumento aos descobrimentos e ponte 25 de abril sobre o rio tejo, vistos do centro cultural de belém .

Da Exposição dos Centenários ou do Mundo Português, em 1940, de construções efémeras, subsistiram o Padrão dos Descobrimentos e o edifício onde está instalado o Museu de Arte Popular.

Esta é uma zona com uma grande oferta museológica: Museu da Marinha, Museu Berardo de Arte Contemporânea, Museu da Electricidade, Museu de Cera (encerrado em 2004), Museu de Etnologia, Museu de Arqueologia, Museu dos Coches, Museu do Combatente, Museu da Presidência da República, para além do Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém e o Planetário. Zona "ajardinada", com vários jardins e vastos relvados, nela se encontra o Jardim-Museu Agrícola Tropical.

Nas proximidades da afamada Casa dos Pastéis de Belém, sempre cheia e a abarrotar de clientela, meio escondido, o Largo do Chão Salgado, onde se encontra um padrão evocativo da completa demolição do Palácio dos Duques de Aveiro, representante duma das poderosas casas senhoriais que, conjuntamente com a dos Marqueses de Távora, se opunham à centralização do Poder Real e à ascensão da burguesia. A execução dos implicados na conjura e tentativa de assassinato de D. José I foi realizada sob o ministério do Marquês de Pombal. As armas destas Casas Nobres foram picadas, como sucedeu por exemplo no Paácio que os Duquues de Aveiro detinham na zona de setúbal, em Vila Nogueira de Azeitão. Acusada de implicação na conjura, a então poderosa Companhia de Jesus, vulgo Jesuítas,foi expulsa de Portugal e extinta a Universidade que detinha na cidade de Évora, conjuntamente com o encerrameno dos seus colégios em várias cidades e vilas de Portugal, como em Setúbal.

Sobre a Exposição do Mundo Português ver no blog RESTOS DE COLECÇÃO


Sem comentários: