Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 5 de outubro de 2014

o vendedor de pássaros, por Américo Ribeiro e Odeith

 * Victor Nogueira (fotos)



O Rapaz dos Passarinhos está nas paredes de Setúbal





foto de américo ribeiro em http://p3.publico.pt/cultura/exposicoes/11477/o-rapaz-dos-passarinhos-esta-nas-paredes-de-setubal


O trabalho, do street artist Odeith, consiste num mural com 20 metros de altura, pintado na lateral do auditório, no Largo José Afonso, com base numa imagem antiga do Arquivo Fotográfico Municipal Américo Augusto Ribeiro e que retrata um rapaz vendedor de pássaros, que apregoava “quem merca pássaros”. (AR7565 – 15 Dezembro 1951.)

Para esta intervenção cujo objetivo é homenagear o fotógrafo que melhor retratou a cidade de Setúbal, o “Arte em Toda a Parte” convidou Odeith, reconhecido writter português que se destacou internacionalmente pelo seu pioneiro trabalho tridimensional.

Durante 65 anos, Setúbal posou para a objetiva de Américo Augusto Ribeiro, fotógrafo que viu e viveu o Concelho como poucos. Entre 1927, altura em que, com 21 anos, comprou por 60 escudos a primeira máquina fotográfica, e 1992, ano do seu falecimento, realizou mais de 100 mil instantâneos, adquiridos, na sua quase totalidade, pela Câmara Municipal de Setúbal.

in http://culturadeborla.blogs.sapo.pt/odeith-cria-mural-de-20-metros-em-1699060

A inauguração do mural “Rapaz dos Pássaros” contou com as presenças não apenas de Odeith, da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, e do diretor-geral da Immochan, Mário Costa, mas também do menino retratado, Vicente Inácio Martins, atualmente com 91 anos.

Parco em palavras, Vicente Martins olha “com satisfação” para o mural que ocupa toda a empena sul daquele equipamento cultural de Setúbal.

A descoberta do menino da imagem deu-se por um acaso, com Sérgio Odeith a recordar que, dois dias depois do início do projeto, foi abordado por um homem.“Ele disse-me: ‘Esse é o meu tio e ainda está vivo!’ Quis logo falar com o senhor e foi o que aconteceu. O facto de o ter conhecido pessoalmente deu uma carga emocional ainda mais forte ao projeto, até porque, sendo os meus pais alentejanos, já tinha uma grande ligação com a imagem, pois cresci com pintassilgos e todo o género de pássaros.”

Vicente Martins ainda recordou ao público presente na inauguração o pregão com que corria as ruas na altura. “Quem meeerca pássaros?”, desafiava, então, o pequeno vendedor os transeuntes sadinos.


(...) À reprodução da fotografia original, tirada, a preto e branco, há cerca de 80 anos, Odeith acrescentou ainda adornos tridimensionais ou anamórficos, característica que o distingue como artista, presentes na pintura da moldura e da assinatura da obra, transmitindo a sensação de profundidade.

Sérgio Odeith levou nove dias a completar a obra, com um de paragem pelo meio, porque, explicou com humor, “o Benfica jogava nessa altura”.

Tal como as restantes obras do “Arte em Toda a Parte”, este mural vai ser usado como motivo decorativo, através de uma reprodução, no futuro Alegro Setúbal.

in http://www.mun-setubal.pt/pt/noticia/rapaz-dos-passaros-vira-arte/2083


simoesdasilva2 - Publicado a 01/04/2014

3 comentários:

Unknown disse...

Uma pessoa fica arrepiada com tanta beleza escrita, as fotos também são lindíssimas, Setúbal é História
Obrigada
Beijinhos Victor.

Unknown disse...

Em que ano foi desenhada esta obra no mural da avenida?

Victor Nogueira disse...

Apesar de ser um comentador unknown, fantasma, o mural foi inaugurado EM 28 28 de Março de 2014