Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 25 de outubro de 2014

Oeiras - no Parque dos Poetas, em torno da Camões, das ninfas e da Ilha dos Amores

* Victor Nogueira (texto e fotos)


No espaço arquitectónico do parque dos Poetas surge um lago com uma ilha e uma gruta, evocando o espaço descrito por Luís de Camões no episódio da Ilha dos Amores, no canto IX de Os Lusíadas. Aqui se despenha em cascata o curso de água que percorre esta zona do Jardim em meandros mais ou menos sinuosos e argênteos, por entre pedras roladas. Ultrapassado o declive, a água espraia-se em lençol de água bonançoso, rodeando a Ilha dos Amores, marginada por um pequeno Jardim Botânico de espécimes exóticos. A estatuária de diversos materiais é da autoria do escultor Francisco Simões. Na “gruta” e na parede representam-se vários episódios do Canto IX dos Lusíadas, o tal cuja leitura era censurada no tempo do fascismo, atendendo ao seu caracter erótico, desapropriado em heróico e épico poema que cantava as armas e os barões assinalados que contemporâneos como Diogo de Couto e Fernão Mendes Pinto, entre outros, não glorificavam. Bem pelo contrário.





































a Ilha dos Amores e as ninfas








a gruta de Camões e a representação de episódios do Canto IX d'Os Lusíadas

vem de Oeiras - de novo no Parque dos Poetas

Sem comentários: