Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

entre o castelo de sesimbra e o cabo espichel



* Victor Nogueira

Há paisagens que me agradam - as planuras do alentejo e da beira baixa, a serra algarvia, a beira-mar, as penedias. Há terras que me conquistaram: tavira, silves, mértola, porto, lisboa, alcoutim, caminha, coimbra, s. pedro de rates, leiria, alcácer do sal, alcochete, lamego, aljubarrota, mirandela, viana do castelo, arcos de valdevez, nazaré e o sítio, muitas das antigas vilas dos coutos de alcobaça e a própria vila homónima, chaves, lindoso e os seus espigueiros, ponte da barca e ponte de lima, inúmeras vilas e aldeias da beira baixa e muitas vilas do alto alentejo. Há populações que me encantaram: as das aldeias do alentejo (onde antes do 25 de abril aprendi a dizer a palavra amigo), as das povoações da beira baixa ou de trás os montes, as da covilhã, barreiro e lamego. E deslumbramentos ? Foram poucos:  o pôr e o nascer do sol (vistos de km de altitude, num avião, nas minhas viagens de e para luanda), lisboa em fiadas de luzes cintilantes (qd o avião aterrava à noite ou  qd se regressa pela auto-estrada do oeste), o céu coalhado de estrelas luzentes (no terraço duma vila alentejana - beringel), a nave branca e despojada da igreja do mosteiro de alcobaça. E o santuário do cabo espichel.

Das fotos que tenho digitalizadas, as que se seguem falam do castelo de sesimbra e do cabo espichel, promontório sacro como os antigos os consideravam.

as 4 fotos de autoria do meu tio J J Castro Ferreira são do passado milénio. Todas as restantes, coloridas, são de minha autoria, salvo indicação em contrário. 

 1997 


Sesimbra e Cabo Espichel

Sesimbra fica no cabo do Mundo e o seu castelo avista-se, imponente, ao longe e, no seu interior, como em Santiago do Cacém, existe um cemitério. A vila situa-se no fundo duma enseada, guardada por um forte. As ruas são íngremes, estreitas, com restaurantes quase porta sim porta não, para turistas, e dispõem-se paralelas ao mar, ao longo da encosta, convergindo para a praia. O colorido das traineiras reflecte‑se nas águas do Oceano Atlântico.

A alguns quilómetros de Sesimbra, situa-se o Santuário do Cabo Espichel, após atravessar um deserto árido, desabrigado, frio e ventoso, de vegetação raquítica e rasteira.

Cabo Espichel - Cruzeiro e Casa da Água. Arcadas. Ermida da Memória, de cúpula boleada. Santuário de N. Sra do Cabo ou da Pedra da Mua, do século XVIII. Hospedarias laterais no terreiro, com arcadas, sobrados e lojas. Ao fundo a Igreja.  

A Igreja, com uma grande colecção de ex-votos, situa-se no topo dum amplo terreiro rectangular, ladeado no seu maior comprimento, por duas fiadas de casas com arcadas, que outrora albergavam os peregrinos e hoje estão na sua maioria degradadas, nalgumas se comercializando corais, conchas e artesanato de conchas e escamas de peixe. Para lá do terreiro e da igreja, após as ruínas de alguns edifícios, outro descampado, com uma pequena capela quadrada e com uma espécie de cúpula, á beira do precipício alcantilado. Mais além, noutro pedaço de terra que entra pelo mar dentro, um farol. 

No Cabo Espichel descobriram‑se pegadas de dinossauros e no caminho para Sesimbra, no Zambujal, uma gruta com estalactites e estalagmites, que a selvajaria dos "visitantes" depredou com a mania das memórias ou recuerdos. (Notas de Viagem, 1997) 


Castelo de Sesimbra -  gravura de finais do século XIX.

Castelo de Sesimbra - gravura de finais do século XIX.
sesimbra por cazellas - 1884, in http://sesimbra.blogspot.pt/2008/01/lugares-com-alma.html

sesimbra por cazellas - 1884, in http://sesimbra.blogspot.pt/2008/01/lugares-com-alma.html

Foto Victor Nogueira - Sesimbra vista do mar-alto (numa viagem do estuário do sado ao do tejo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra vista do mar-alto (numa viagem do estuário do sado ao do tejo)

Foto Victor Nogueira -  nos arredores de sesimbra

Foto Victor Nogueira - nos arredores de sesimbra

Foto Victor Nogueira (1980) - Santuário do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira (1980) - Santuário do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira (1980) - Santuário do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira (1980) - Santuário do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira (1980) - Santuário do Cabo Espichel- ermida da Memória

Foto Victor Nogueira (1980) - Santuário do Cabo Espichel- ermida da Memória

Foto Victor Nogueira (1980) -  Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira (1980) - Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira (1980) -   Cabo Espichel  com  farol ao fundo

Foto Victor Nogueira (1980) - Cabo Espichel com farol ao fundo

Foto J.J. Castro Ferreira - Santuário do Cabo Espichel (Casa do Círio ou hospedarias)Foto J.J. Castro Ferreira - Santuário do Cabo Espichel (Casa do Círio ou hospedarias)

Foto J.J. Castro Ferreira - Santuário do Cabo Espichel (Casa do Círio ou hospedarias)

Foto J.J. Castro Ferreira - Santuário do Cabo Espichel (Casa do Círio ou hospedarias)

Foto J.J. Castro Ferreira - Igreja de N. Senhora da Mua ou do Cabo Espichel

Foto J.J. Castro Ferreira - Igreja de N. Senhora da Mua ou do Cabo Espichel

SERRÃO, Eduardo da Cunha; SERRÃO, Vítor (1997) - Sesimbra monumental e artística, Sesimbra, Câmara Municipal de Sesimbra,

SERRÃO, Eduardo da Cunha; SERRÃO, Vítor (1997) - Sesimbra monumental e artística, Sesimbra, Câmara Municipal de Sesimbra,

  
2011 - 2013

Antes da subida, que fazemos de carro, numa pequena rotunda desgraciosa, a estátua de D. Sancho I, que parece do Cutileiro mas não deve ser. No cimo da encosta as muralhas da antiga povoação e, numa extrema alcantilada, o castelo (com uma exigua praça de armas) da povoação que d. sancho I reconquistou aos árabes ou berberes, (ou mouros, como a história os designa), que sofreu graves danos com o terramoto de 1755. Dos edifícios do povoado nada resta salvo a igreja  (de Nossa Senhora do Castelo, reedificada no século XVIII, há poucos anos restaurada da ruína), com altar de talha  dourada e azulejos historiados, também do século XVIII.

Do castelo, pequeno,  além das muralhas e da não imponente torre de menagem, ainda restam a cisterna e vestígios duma porta ou janela do que foi o paço do alcaide. Dentro das muralhas um cemitério, tal como em Santiago do Cacém. Da torre de menagem avista-se o oceano, os campos e montes em redor, o farol do cabo espichel e, lá ao fundo, bem ao fundo, aninhada na encosta, à beira-mar, a vila de sesimbra, outrora designada Ribeira de Sesimbra, que se desenvolveu a partir do século XVI, protegida dos corsários pelo forte construído no séc XVII e que foi uma das estâncias de veraneio real.. Na torre de menagem existe uma série de painéis ilustrados referindo a vida no castelo e na vila medievais, intra-muros, para além, duma cronologia.

O próximo objectivo é o cabo espichel, após atravessarmos um ermo, planura ventosa na serra da azóia, de vegetação rasteira e muito poeiredo. O deslumbramento é, depois de ultrapassarmos o aqueduto e a mãe de água, desembocarmos no terreiro da igreja, ladeado por dois corpos paralelos com arcadas térreas (a Casa dos Círios, construída no século XVIII), que foram as hospedarias dos peregrinos ao Santuário de Nossa Senhora da Pedra da Mua. Hoje estão quase todas as portas e janelas emparedadas, muitos troços já sem telhado, embora nalguns sobrados existam lojas que vendem artesanato, conchas variadas, corais  e fósseis. Aliás a lenda da Nossa Senhora da Mua (Mula) funda-se em pegadas da sua mula que não são senão trilhos de dinossauros, que nunca avistei. Na igreja há uma interessante colecção de ex-votos, ingénuas pinturas populares relatando milagres ou graças concedidas por intercessão de santos ou da Virgem. Para além disto são de referir a talha dourada, a estatuária e as pinturas, incluindo as da abóbada.

Á  Sra. do Cabo afluem  numerosos grupos de círios (grandes grupos de peregrinos). É a um desses Círios que se deve a construção do santuário, de acordo com uma lápide que informa: "Casas de N. Sra. de Cabo feitas por conta do Sírio dos Saloios no ano de 1757 p. acomodação dos mordomos que vierem dar bodo".

Junto às hospedarias ficam as ruínas cada vez mais arruinadas, esventradas, da "Casa da Ópera", edificada em 1770; tinha animação cultural, sobretudo teatro, para os romeiros e festeiros, sendo na altura muito utilizada em espectáculos promovidos pela família real, que no santuário também se mantinha durante todo o período de romaria.  Por detrás da Igreja um descampado, com a ermida da Memória,  pedregoso e naturalmente ventoso, do qual se avistam as penedias estratificadas a norte e a sul (com o farol) e as respectivas enseadas,  rendilhadas com o branco das ondas, para lá das quais se estende o mar azul, brumoso a norte, límpido a sul e para ocidente

O adro da Ermida da Memória constitui um pequeno miradouro com vistas deslumbrantes, designadamente para a praia dos lagosteiros e os trilhos de dinossauro, que se não vislumbram à vista desarmada. As pinturas interiores e os 2 painéis de azulejos exteriores (narrando a lenda da senhora) encontram-se bastante degradados. Esta ermida medieval foi erguida no local onde teria aparecido a imagem da Senhora da Mua, agora recolhida na Igreja do Santuário. 

Duas romarias se realizam nesta terra que pertenceu à Ordem Militar de Santiago e foi centro pesqueiro e de construção naval: para além da Festa do Cabo Espichel, realizada anualmente no último fim-de-semana de setembro, há uma outra em homenagem aos pescadores de sesimbra, as Festas do Senhor Jesus das Chagas, de 24 de Abril a 5 de Mai,cuja génese se radica,  uma vez mais, na pretenssa descoberta duma imagem, no caso, de Cristo, no séc. XVI.

Monumento Natural da Pedra da Mua e o Monumento Natural dos Lagosteirosforam criados em 1997 e a partir de 2005 passaram a fazer parte dos limites do Parque Natural da Arrábida, sendo constituídos por pistas com pegadas de Saurópodes.

continua em 
entre Vila Nogueira da Azeitão e a Serra da Arrábida


Sesimbra - planta do castelo e da antiga povoação
Sesimbra - planta do castelo e da antiga povoação

sesimbra - vista aérea do castelo e damuralha medieval,com a Igreja de N. Sra do Castelo, in http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=715044&page=2

sesimbra - vista aérea do castelo e damuralha medieval,com a Igreja de N. Sra do Castelo, in http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=715044&page=2

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo)

Foto Victor Nogueira - estátua de D Sancho I, o Povoador

Foto Victor Nogueira - estátua de D Sancho I, o Povoador

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (igreja de n. sra do castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (igreja de n. sra do castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (igreja de n. sra do castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (igreja de n. sra do castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (igreja de n. sra do castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (igreja de n. sra do castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (igreja de n. sra do castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (igreja de n. sra do castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (muralhas da antiga  povoação)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (muralhas da antiga povoação)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo) - porta  do sol

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo) - porta do sol

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra (castelo)

Foto Victor Nogueira - Sesimbra vista do castelo e muralhas da antiga povoação

Foto Victor Nogueira - Sesimbra vista do castelo e muralhas da antiga povoação

Cabos Espichel - Vista aérea - em 1º plano o farol, ao fundo,  à esquerda,  o santuário e a praia dos lagosteiros

Cabos Espichel - Vista aérea - em 1º plano o farol, ao fundo, à esquerda, o santuário e a praia dos lagosteiros

cabo espichel - santuário e praia dos lagosteiros - No outro milénio resolvi descer no R4 que tínhamos na altura, pelo trilho - que pouco mais largura tinha que o carro - até à praia dos lagosteiros, assinalada a vermelho. A meio este tinha ruído pelo que tive de fazer inversão de marcha, mas consegui, gastando litros de gasolina nas manobras e chegando ao cimo encharcado em suor, apesar de ser inverno.

cabo espichel - santuário e praia dos lagosteiros - No outro milénio resolvi descer no R4 que tínhamos na altura, pelo trilho - que pouco mais largura tinha que o carro - até à praia dos lagosteiros, assinalada a vermelho. A meio este tinha ruído pelo que tive de fazer inversão de marcha, mas consegui, gastando litros de gasolina nas manobras e chegando ao cimo encharcado em suor, apesar de ser inverno.

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira - santuário do cabo espichel - Mãe de Água

Foto Victor Nogueira - santuário do cabo espichel - Mãe de Água

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel   e mãe de água (ao fundo)

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel e mãe de água (ao fundo)

Foto Victor Nogueira - santuário do cabo espichel (ruínas da Casa da Ópera  - interior)

Foto Victor Nogueira - santuário do cabo espichel (ruínas da Casa da Ópera - interior)

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel (vista dum a loja de venda de artesanato)

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel (vista dum a loja de venda de artesanato)

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira - Santuário de N Sra do Cabo Espichel

Foto Victor Nogueira - santuário do cabo espichel - Igreja e Casa da Ópera

Foto Victor Nogueira - santuário do cabo espichel - Igreja e Casa da Ópera

Foto Victor Nogueira - santuário do cabo espichel - Igreja e Casa da Ópera

Foto Victor Nogueira - santuário do cabo espichel - Igreja e Casa da Ópera

Foto Victor Nogueira -  Cabo Espichel e ermida da Memória

Foto Victor Nogueira - Cabo Espichel e ermida da Memória

Foto Victor Nogueira -  Cabo Espichel (enseada a norte conhecida como praia dos lagosteiros)

Foto Victor Nogueira - Cabo Espichel (enseada a norte conhecida como praia dos lagosteiros)

Foto Victor Nogueira -  Cabo Espichel (colónia de caracóis, alguns acabados de nascer)

Foto Victor Nogueira - Cabo Espichel (colónia de caracóis, alguns acabados de nascer)

Foto Victor Nogueira -   Cabo Espichel - farol visto do santuário

Foto Victor Nogueira - Cabo Espichel - farol visto do santuário

Foto Victor Nogueira -  Cabo Espichel (pôr-do-sol)
~
Foto Victor Nogueira - Cabo Espichel (pôr-do-sol)


Parque Natural da Arrábida, entre setúbal e sesimbra

Parque Natural da Arrábida, entre setúbal e sesimbra

Cabo Espichel  Monumemto Natural da Pedra da Mua in http://henrikossauros.blogspot.pt/2010/11/pegadas-de-dinossauros-no-cabo-espichel.html

Cabo Espichel Monumemto Natural da Pedra da Mua in http://henrikossauros.blogspot.pt/2010/11/pegadas-de-dinossauros-no-cabo-espichel.html

Pegadas de dinossauros, no Monumento Natural da Pedra da Mua, com  145 milhões de anos

in http://henrikossauros.blogspot.pt/2010/11/pegadas-de-dinossauros-no-cabo-espichel.html

Pegadas de dinossauros, no Monumento Natural da Pedra da Mua, com 145 milhões de anos in http://henrikossauros.blogspot.pt/2010/11/pegadas-de-dinossauros-no-cabo-espichel.html

Pegadas de dinossauros, no Monumento Natural da Pedra da Mua in http://www.turismoencazorla.com/forum/f5/senderismo-y-turismo-en-lisboa-t4827/page3.html

Pegadas de dinossauros, no Monumento Natural da Pedra da Mua in http://www.turismoencazorla.com/forum/f5/senderismo-y-turismo-en-lisboa-t4827/page3.html 

Foto Victor Nogueira (1980) -   Cabo Espichel  com  farol ao fundo

Foto Victor Nogueira (1980) - Cabo Espichel com farol ao fundo

18 comentários
Comentários
António Barrenho Belas fotos ...adoro a zona de sesimbra ! Emoji smileVer tradução
Maria Do Mar Lindas... Grata amigo..
Fernanda Manangao Mais um vez,querido amigo ,Uma lição de história,
Fernanda Manangao Cultura e turismo , para quem nos visita ,chega ao Cabo Espichel e fica o olhar para todas aquelas ruínas e não percebe patavina turisticamente do que vem no mapa,obrigada grande amigo,um abraço do tamanho do Mundo
Maria Lisete Almeida Geata Amigo pela partilha destas óptimas fotografias. Abraço e Bom Feriado.
Rui Estalisnau É a terra que mais gosto,além de linda,devo a ela e ás suas gentes tudo aquilo que sou Emoji smile
Joaquim Carmo Grato por esta viagem tão agradável, Victor! Abraço
Carlos Rodrigues Arte Fotográfica do melhor e excelente Documentário em termos turísticos, como já nos habituaste, Victor. Obrigado.
Victor Barroso Nogueira Carlos Rodrigues Falta para enriquecer e complementar que escrevas a Lenda da Senhora da Mua, que de momento não me lembro se já o fizeste. Abraço Emoji smile
Maria Jorgete Teixeira Gostei das fotos, todas , e do texto inicial, principalmente... Bj
Luisa Neves Linda viagem! Abraço e um excelente fim de semana. Emoji wink Emoji smile
Margarida Piloto Garcia Tudo lido e relido. Concordo que possívelmente duas das fotos que não são tuas possívelmente não são Sesimbra. è sempre um prazer aprender contigo ou pelos menos relembrar aquilo que sabemos.
Gosto sobretudo da foto onde uma menina tem os cabelos ao vento. Achei deliciosa.
Fiquei entretanto a saber que tiveste poucos deslumbramentos na tua vida. Caramba VIctor, ou és muito exigente ou não viveste o suficiente. Emoji smile
Beijos.

Carlos Rodrigues Vitor, és um malandro, a lenda refere-se à Virgem montada numa mula gigante, está nos azulejos da Ermida da Memória, no Cabo Espichel. As pegadas da " mula gigante " que por lá se encontram são na realidade de Dinosauros Sauropodes e até já vi uma foto ironizando a lenda, num blogue, com a Virgem com o Menino ao colo, montada num Dinosauro e o S.José ao lado. Nunca escrevi essa Lenda, não a encontrei e acho que não vou encontrar, de qualquer maneira obrigado pela sugestão. Emoji smile
Victor Barroso Nogueira Caríssimo Carlos Rodrigues Não nos prives, aos teus inúmeros leitores (m/f), do prazer da tua escrita. Vá, tens aqui a lenda da senhora da Mua. É interessante verificar que a maioria dos santuários em portugal tem origem numa imaem (escultura encontrada em sítios inóspitos, isolados ou pouco acessíveis a viandantes,, em tempo de mato e silvados. LOL

http://abeladama.blogspot.pt/.../origem-do-nome-pedra-mua...



Este espaço visa dar a conhecer uma verdadeira Paixão, a caça às Galinholas com Cão de Parar. Espero aprender, ensinar e trocar ideias…
ABELADAMA.BLOGSPOT.COM.AU
Carlos Rodrigues Dom Vitor de Quixote, eu tenho a Lenda da Senhora do Cabo Espichel, muito mais elaborada e religiosa do que a da " Pedra da Mua " que aí me mostras, mas com pouca ou nenhuma referência à Mula gigante ou às pegadas. Vou ler melhor e depois logo se vê. Da que me mostraste e desta que tenho ficou uma Quadra Popular, na chamada Nova Capela : " O velho de Alcabideche / E a velha da Caparica / Foram à Rocha do Cabo / Acharam prenda tão rica. " O.K. vou ver o que se pode fazer, só me dás é trabalho Victor, precário e ainda por cima não remunerado ( dessas Histórias tenho eu muitas, um dia conto-te ). Abraço Emoji smile
Ana Portugal · 33 amigos em comum
Fantástico momento de enriquecimento: texto e fotos. Excelentes!
Para já da história, a minha paixão por Sesimbra e Cabo Espichel um dos meus lugares míticos.
Grata,
Nascimento Maria Maravilhosas estórias .e belas fotografias E também muita cultura Gostei muito obrigada
Victor Barroso Nogueira

Escreve um comentário...

Sem comentários: