Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 15 de novembro de 2022

Necrópoles e túmulos (18) - Cemitério de Malta (Vila do Conde)

 * Victor Nogueira  



Igreja de Santa Cristina, «do tempo “Filipe III”: concluído em 1637»








«Algo da História mais recente desta freguesia também se lê no cemitério: - Aí temos doze ricos mausoléus de granito (11), de mármore (1), trabalhados em vários estilos do século XIX, ali mandados edificar maioritariamente por famílias de emigrados no Brasil. Traduzem o apogeu duma época em que fluentemente se transferiram fortunas ganhas em Terras de Vera Cruz. Em dois dos citados mausoléus há três bustos de seus edificadores. E, foi assim, que na mesma época se edificaram algumas das grandes casas senhoriais que hoje também contribuem para caracterizar esta freguesia; » (Wikipedia)

Fotos em 2015

Sem comentários: