Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 22 de setembro de 2022

18.ª edição do Festival de Bandas da Cidade de Setúbal

 * Victor Nogueira

Era uma dominical tarde luminosa e soalheira. Aos poucos as pessoas foram chegando e ocupando as  cadiras para assistirem á 18.ª edição do Festival de Bandas da Cidade de Setúbal. Os tempos são de crise esão  muito menos que outrora as bandas que participam no evento neste ano de 2022.

Presentes estão apenas  a Banda da Escola de Música Juventude de Mafra, a Banda Filarmónica do Monte Redondo e a Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense.  


(*)


Muito adiantado surge o Francisco, carregando o enorme contrabaixo com que actuará. Entretanto, em três vagas, provenientes do Largo da Misericórdia, chegas as três bandas, atroando e empolgando os ares com as suas músicas, seguidas do que presumo sejam os seus apoiantes.

Enquanto o espectáculo não começa, o João toma conta do trompete do Sérgio que, tal como o Francisco, integra a Banda daa Sociedade Musical Capricho Setubalense. 

Embora tivesse filmado a chegada das três bandas, o filme duma delas é demasiado pessado para  publicação nese blog.


Banda da Escola de Música Juventude de Mafra



Banda de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense


Assistência

(*)


(*)

(*)




(*)



Banda Filarmónica do Monte Redondo


















Banda Filarmónica do Monte Redondo










Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense









Actuação da 
Banda da Sociedade Musical Capricho Setubalense












(*)



Captura de imagens em 2022 09 18
Fotos Victor Nogueira e Rui Pedro (*)

Sem comentários: