Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 12 de setembro de 2022

Família(s) - Fotos de Capa em setembro 2022 - 01 a 10

 * Victor Nogueira


2022 09 01Fotos victor nogueira - Mariana ou a esforçada triciclista em 2022 08


2022 09 02Foto victor nogueira - Em Palmela, em 2022 08 03 (Rui e Mariana)


2022 09 03Foto victor nogueira - Em Palmela, com Setúbal no horizonte, depois do incêndio (2022 08 03). Ao fundo, o Estuário do Rio Sado. (Rui e Mariana)


2022 0 04 - Foto victor Nogueira - 4 gerações, contando com o fotógrafo invisível (HPIM3112) Hoje o Manuel comemoraria o seu 101º aniversário (1921 - Porto / 2013 - Setúbal) (Manuel, Susana e Francisco)


2022 09 05 - Foto victor nogueira - numa sorveteria, o trio da vida airada. (Mariana, Francisco e João)


2022 09 06 - Foto Victor Nogueira - Santo Amador (Moura) em 1980 09 (João Manuel, Susana e José Manuel)


2022 09 07 - Foto MENS - Santo Amador (Moura) no Monte Vale Vinagre (José Manuel, Victor, Manuel, Antolina e Celeste)


2022 09 08 - Foto Victor Nogueira - Em Évora, c. 1977 (João, João Manuel, Celeste, Susana e Sosa)


2022 09 09 - Foto victor Nogueira - Em Beja, 1984 (rolo 74) (Maria da Graça. Celeste, Emília, Rui e Susana)

Tenho saudades das minhas cunhadas Teresa, Sosa, Antolina. Tenho saudades do meu mano "Janicas". Tenho saudades da minha amiga e prima Mariana e do Luciano e seus filhos e filhas. Tenho saudades da minha sobrinha Emília, filha do António e da Teresa, e do meu sobrinho João, filho do Janicas e da Sosa.

Mas, nas voltas da vida, tudo passa, tudo morre! Ficam apenas, para quem as tem e preserva, por vezes como maldição, as memórias esmaecidas e ressequidas.


2022 09 10 - Foto Susana - na Salvada (Rolo 86) (Sosa, Victor, Celeste, António Gato e Rui)

Sem comentários: