Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 9 de junho de 2022

Murais em Setúbal 180 - Smile e as Águas do Sado

 * Victor Nogueira



Num longo muro da empresa Águas do Sado, sito na Estrada dos Ciprestes (EN 252), pintado recentemente de verde, pensei que iria ser executado um mural, o que se confirmou tempos depois, quando verifiquei que o artista Ivo Santos (Smile) estava a decorá-lo, com duas mãos entrelaçadas e a frase "25 anos a dar ao litro". As fotos resultam de fotogramas de dois vídeos que a meu pedido o Rui Pedro filmou, na ida e regresso de Palmela, numa tarde soalheira.

As Águas do Sado é a empresa á qual em 1997, pela gestão PS/Mata Cáceres, foi concessionado por 25 anos o abastecimento de água no Município de Setúbal, que terminará em 17 de Dezembro do corrente ano, com a reversão para a gestão municipal, por iniciativa da gestão CDU.


O artista executando a obra





Vídeos e fotogramas captados em 2022 06 07




Fotos em 2022 06 09

Sem comentários: