Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 23 de junho de 2022

Pontes (30) em fotos de capa - junho 17 a 23

 * Victor Nogueira

Alcácer do Sal, Caxias, Matosinhos (Leixões), Mértola, Mirandela, Moura

Ribeira do Ardila, Rio Leça, Rio Guadiana, Rio Sado, Rio Tua


2022 06 17 - Foto victor nogueira - Caxias - Quinta Real (GEDC1920)

2022 06 18 - Foto victor nogueira . Mértola - Ponte sobre o Rio Guadiana


2022 06 19 - Foto victor nogueira - Mirandela - ponte sobre o Rio Tua (rolo 431)

2022 06 20 - Foto Victor Nogueira - Alcácer do Sal - passadiço na vala de irrigação dos arrozais

Quase paralela ao Rio Sado, na margem direita, corria uma vala de irrigação, ao longo da qual um trilho permitia o acesso automóvel desde a Estalagem da Barrosinha até ao Monte da Arouca (Unidade Colectiva de Produção Soldado Luís), intransitável no Inverno. Ao longo do seu percurso a vala tinha alguns passadiços, como o da foto; este seria nas cercanias da referida Estalagem.

Quando o trilho estava intransitável o acesso ao monte fazia-se noutro local, a caminho de Montemor-o-Novo, através duma intrincada rede de trilhos rodoviários, acessíveis apenas a tractores agrícolas, a jipes ou ao Renault 4L


2022 06 21 - Foto MENS - Moura - Ponte sobre a Ribeira do Ardila, afluente do Rio Guadiana (1974)

2022 06 22 - Foto victor nogueira - Alcácer do Sal - ponte pênsil sobre o Rio Sado (1974), vista do castelo. Em frente á vila, remansosamente, espraia-se o Rio Sado, outrora estrada fluvial e navegável entre o estuário e esta povoação. Na margem esquerda o verde dos arroxais no solo arenoso, testemunho de que toda esta vasta região esteve submersa, há longos milénios.

2022 06 23 - Foto victor nogueira Matosinhos (Leixões) e ponte pênsil sobre o  Rio Leça (GEDC3198)

Sem comentários: