Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 10 de abril de 2018

Azulejaria civil (16) em Setúbal - cazza de commercio de fazendas e de lã

* Victor Nogueira

Na esquina da Rua Serpa Pinto com o Largo da Ribeira Velha esta foi uma "cazza de commercio de fazendas e de lã, linho, algodão e seda, nacionaes e estrangeiras, por atacado e a retalho, e um variado sortimento  de bijoterias e fato feito", entretanto substituído por um restaurante, De pedra e sal. Produzido pela Casa do  Ferreira das Tabuletas, de Lisboa (1) e da  Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego, neste painel de azulejos estão representados a Industria e o Commercio, como se figuras de convite fossem.

(1) http://www.cm-lisboa.pt/equipamentos/equipamento/info/casa-do-ferreira-das-tabuletas
https://pt.wikipedia.org/wiki/Casa_do_Ferreira_das_Tabuletas
http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/patrimonio/patrimonio-imovel/pesquisa-do-patrimonio/classificado-ou-em-vias-de-classificacao/geral/view/74474/
https://pt.wikipedia.org/wiki/F%C3%A1brica_de_Cer%C3%A2mica_da_Vi%C3%BAva_Lamego




Commercio






fotos em 2018.03.24



Indústria


Commercio


Commercio


Commercio


Indústria


Commercio



fotos em 2017.05.02

Sem comentários: