Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 19 de abril de 2011

"Dia do Índio" e "A Cor do Índio" - Exposições em Londrina

odiario.com

Exposição fotográfica comemora Dia do Índio em Londrina


  • 18/04/2011 às 18:45
  • Exposição fotográfica comemora Dia do Índio em Londrina

  • Juliana Leite

AAA
A Secretaria Municipal de Assistência Social inaugura na terça-feira (19) uma exposição fotográfica dos índios kaigang para celebrar o Dia do Índio, que é comemorado nesta data. A exposição será aberta às 14 horas, na sede da prefeitura, com a participação do prefeito Barbosa Neto.
O acervo foi produzido pelos fotógrafos Luiz Jacobs, Juliana Barbini e Felipe Gofman enquanto as índias produziam cestas de palha. As 36 fotos ficarão expostas no saguão da prefeitura de Londrina até o dia 26 de abril.
A antropóloga da Secretaria de Assistência Social e coordenadora do programa de atendimento aos índios kaingangs, Marlene de Oliveira, disse que não se pode desconsiderar o fato de que os índios estão na cidade há muito tempo. "É uma cultura secular e forte que se mantém até os dias de hoje. O problema dos índios não é uma questão apenas governamental, é de todos. Temos que olhar eles de u


ma outra forma"", declarou.

  • Exposição "A cor do índio" ganha espaço no Museu de Arte de Londrina

  • Redação






O Museu de Arte de Londrina promove, a partir desta sexta-feira (8) às 19h30, a exposição "A Cor do Índio", do Artista Plástico Fernando Godinho. As 20 obras que retratam o cotidiano e as tradições da cultura indígena estarão disponíveis ao público até o dia 30.
Para a diretora do Museu de Arte de Londrina, Sandra Jóia, a exposição comemora o Dia do Índio, no próximo dia 19. "Através destas obras e dentro do programa educativo do Museu, vamos proporcionar, aos visitantes, informações sobre aspectos importantes da reserva kaingang da Reserva do Apucaraninha, como a arte, a cultura e o esporte dessa tribo". afirmou.
Segundo o Artista Plástico Fernando Godinho, "A Cor do Índio" foca o cotidiano do índio e todas as tradições indígenas. Suas obras foram produzidas no período de 1986 a 2009, em que o artista trabalhou com pintura a óleo e algumas com técnicas mistas.
O lançamento da exposição vai contar com a apresentação musical de Wagner Nogueira e Angela. As entradas são gratuitas e os agendamentos de visitas monitoradas devem ser feitos antecipadamente no Museu.
O Museu de Arte de Londrina funciona de segunda a sexta-feira das 9h às 18h e nos dois primeiros sábados do mês das 8h às 13h.

Notícias Relacionadas

.
.

Sem comentários: