Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Será esse o presente e o futuro da fotografia profissional?


A fotografia tem evoluído muitos nos últimos anos, não só na qualidade das imagens produzidas, como também na facilidade de acesso.

Hoje qualquer pessoa pode ter uma máquina digital e sair fotografando tudo que aparece pela frente. Não é mais necessário muitos conhecimentos técnicos para produzir uma fotografia com uma qualidade razoável.

Isso tem levado muitas pessoas a investirem na fotografia como uma profissão, sem contudo investir em conhecimento da arte e da técnica fotográfica. Claro que essas pessoas acabam produzindo imagens com qualidade inferior a uma fotografia produzida por um fotógrafo profissional, que passou anos estudando e se dedicando.

Mas o mercado é bastante ingrato e é cada vez mais comum que fotógrafos profissionais acabem perdendo trabalho para pessoas que, em muitos casos, não podem nem mesmo serem considerados amadores, mas que cobram 10 vezes menos do que o preço de um trabalho profissional.

Qual a sua opinião?

Esse vídeo não trata de fotografia, mas é perfeito para descrever o momento pelo qual a profissão vem passando:
.

Fonte: Thoughts of a Bohemian



Publicado em 13 fevereiro 2008
.
Categoria: Fotografia
Leia também:
• O que faz um grande retrato?
• Fotografando Bugatti com uma Hasselblad
• Como fotografar o pôr-do-sol
• A reestruturação da Ilford
• Nikon Photo Contest International
.
.
in
http://www.dudutomaselli.com/sera-esse-o-presente-e-o-futuro-da-fotografia-profissional/
.

Sem comentários: