Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O que faz um grande retrato?

retrato

Jörg Colberg possui um blog chamado Conscientious e essa semana ele publicou um artigo bastante interessante, chamado What makes a great portrait.


A história do texto é a seguinte: ele mandou um email para uma grande quantidade de fotógrafos e pessoas envolvidas com arte de um modo geral, pedindo a elas que respondessem a pergunta: o que faz um grande retrato? Ele perguntou também se poderiam citar fotografias que exemplificasse a opinião delas. Depois de receber as respostas ele montou o texto final, incluindo algumas imagens que foram citadas nas respostas.

O texto é bastante extenso, mas vale a pena ler até o final.

E você, o que você considera que faz um grande retrato?

ps: a foto alí de cima é de uma senhora de Pirenópolis

.

http://www.dudutomaselli.com/o-que-faz-um-grande-retrato/

.

.

Sem comentários: