Escrevivendo e Photoandando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.

Roland Barthes

.

«Ao lermos uma novela ou uma história imaginamos as cenas, a paisagem, os personagens, dando a estes uma voz, uma imagem física. Por isso às vezes a transposição para o cinema revela-se-nos uma desilusão. Quando leio o que a Maria do Mar me escreve(u) surge perante mim a sua imagem neste ou naquele momento da nossa vida, uma pessoa simples, encantadora, gentil e delicada.»

Victor Nogueira

segunda-feira, 27 de julho de 2015

setúbal - revisitando o Convento de Jesus

* Victor Nogueira

fotos victor nogueira - Setúbal -  o Convento de Jesus . 1ª obra do chamado estilo manuelino, com risco de Mestre Boitaca, que trabalhou também no Mosteiro dos Jerónimos e na Torre de Belém ambos em Lisboa, e no Mosteiro da  Batalha, na Sé da Guarda e na Igreja de Santa Cruz, em Coimbra. para além de fortificações no Norte de África, 

Após a extinção das Ordens Religiosas, no século XIX, foi hospital da Misericórdia até nele ser instalado o Museu da Cidade, entretanto encerrado para obras de recuperação, cuja 1ª fase se concluiu há semanas, com reinstalação parcial do acervo museológico

Nos claustros deste Convento se realizava o Festival de Teatro de Setúbal, onde assisti a algumas representações teatrais, como  a de "Fernão, Mentes ?", de Helder Costa, pela Barraca.


No antigamente e ...


cruzeiro







... e em 2015 07



o edifício aqui existente foi demolido, pondo a descoberto o antigo átrio, o local da "roda dos expostos" (recém-nascidos abandonados pelos progenitores) e um poço. 
















Sem comentários: