Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Fotógrafos Emílio Morenatti e Michael Zumstein no júri do Besafoto2011




01-09-2011 11:18 Concurso 
 



Luanda - Os fotógrafos espanhol e franco-suiço, Morenatti e Michael Zumstein, respectivamente,  são os convidados do Banco Espírito Santo Angola (Besa) e da  World Press Photo para o corpo de júri do Besafoto2011 e para o workshop e II fórum Besa de fotografia.
 

Em nota de imprensa enviada hoje à Angop, a organização avança que, para além dos dois profissionais, cujo currículo inclui trabalhos realizados em várias partes do mundo, farão ainda parte do júri dois fotógrafos angolanos e um representante da promotora.
 

A quarta edição do concurso BESAfoto, inserido no projecto BESAcultura, dirige-se a artistas amadores e profissionais de nacionalidade angolana, residentes em Angola ou no estrangeiro.
 

Serão atribuídos três prémios em Kwanzas, avaliados em 30 mil dólares. A cerimónia de entrega dos prémios terá lugar a 31 de Outubro.


O espanhol Emilio Morenatti é formado em design gráfico e, desde 2004, trabalha em exclusivo para a Associated Press (AP). Com vários prémios no seu currículo, foi nomeado Fotojornalista do Ano pela Pictures of the Year International, em 2009, pela Escola de Jornalismo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos.


Foi-lhe atribuída uma medalha de ouro pela National Headliner Awards, em 2005, 2006 e 2009. Neste último ano foi, de igual modo, considerado Fotógrafo do Ano pela National Press Association of America. Possui vários anos de experiência em coberturas jornalísticas em países como o Afeganistão, Israel e territórios palestinos.
 

Já Michaël Zumstein segue a escola de fotojornalismo baseada na observação directa, o que lhe permite retratar de forma objectiva o quotidiano e assim apresentar um olhar para além dos estereótipos. Tem publicado vários trabalhos na imprensa francesa e internacional sobre a República Democrática do Congo, Costa do Marfim e Sudão e retratos sobre os conflitos entre jovens e a polícia em Paris, França.

Sem comentários: