Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2026

Templos religiosoa (101) no Mindelo


2026 02 12 - Mindelo - Igreja de S. João Evangelista, em obras (IMG_6283 2025 10 10)

Este templo teria sido inaugurado em 1704. A torre silneira data de 1888.No início do século XX foi nela colocado um outro sino, com relógio. Em 1911, no largo fronteiro, foi erguido o cruzeiro paroquial. Em eados do século foi a fachada revestida de azulejos.

Na altura da fotografia decorria a campanha das Eleições Autárquicas 2025,  que se realizaram a 12 de Outubro, estando o Largo repleto de propaganda eleitoral de várias forças políticas. Na esquina da igreja vê-se um outdoor doloco de Esquerda, com a frase 'A onda de progresso'.

 VER

Mindelo - Cruzeiro no Largo da IgrejAa - 1983

Templos religiosos 14 - Mindelo - Igreja de S. João Evangelista