Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 30 de novembro de 2020

fotos de capa em 30 de novembro

 * Victor Nogueira


2020 11 30 Foto victor nogueira - Cascais - Fonte no claustro do Palácio Castro Guimarães


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2019 11 30 foto victor nogueira - Porto Fonte das Oliveiras, Rua dos Mártires da Liberdade - Rua General Silveira (1998.06)
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2018 11 30 foto victor nogueira - pôr-do-sol, algures no tempo e no Alentejo, talvez em Monsaraz

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Árvores (2)



2017 11 30 - Se Centeno vai presidir ao Eurogrupo é pk o seu lado da barricada é o mesmo do Grande Capital. Já por essas organizações internacionais, transnacionais e multinacionais estiveram portugueses de alto-gabarito e pára o baile: Nobre Soares falhou a eleição para Presidente do Parlamento Europeu mas Barroso do "país da tanga" presidiu à Comissão Europeia da nossa desgraça e agora faz companhia ao Arnaut na Goldman Saques, onde também esteve António Borges, enquanto Victor Gaspar e Victor Constâncio repousam no Banco Central Europeu.

E em instâncias mais altas encontramos o Guterres que do "pântano" e dos Refugiados transitou para Secretário-Geral da ONU e Freitas do Amaral que foi Presidente da Assembleia Geral da ONU. Curiosamente todos ou "independentes" ou da área do ps(d)cds. .


2013 11 30 Foto Victor Nogueira -- Setúbal - auto-retrato na companhia das sombras, de pessoas não virtuais mas reais, multidimensionais, que convivem e se encontram para lá da "planura" asséptica do monitor


2013 11 30 cartoon Sergei


a um "prazeirento" M. Almeida defensor do "direito a trabalhar" e amigalhaço de fura-greves, sejam ou não nos CTT

M.Almeida ainda pode pagar as contas da electricidade e o telemóvel e, presumo, do fornecedor de acesso à internet. M. Almeida, presumo, ainda não é um dos sem-abrigo que vão surgindo debaixo das pontes, nas avenidas e nas esquinas. M. Almeida não conhecerá nem terá na família pessoas desempregadas, sem hipótese de arranjar trabalho ou, quando o arranjam, a troco dum salário exíguo, insuficiente para as necessidades básicas. M. Almeida não tem cortes nos principescos salários ou pensões entre 400 e 675 €, rectifico, acima destes valores ou tendo, não lhe fazem mossa. M. Almeida será talvez um dos «Pequenos investidores [que] estão a subscrever, em média, 18 milhões de acções [dos CTT] por dia, mais do que a oferta total reservada para esta tranche

Seguramente, M. Almeida não é um "desperado". Não conhecerá quem o seja ou se conhece não lhe faz mossa nem lhe tira o sono dos "justos". Talvez seguro com sócretinos passes de coelho por lebre não receie que a "taluda" lhe entre "barraca" adentro. Boa deglutição a M. Almeida e - ao salivar - tenha cuidado com a garganta. As espinhas e os ossos, são para animais, como os cães e os gatos.

M. Almeida é uma "pessoa", "livre", feliz, atenta, veneradora e obrigada, Confortavelmente conformada. Ele ou ela lá saberão porquê !


aquedutos 11 - Évora - Aqueduto da Água da Prata

 * Victor Nogueira

O Aqueduto da Água de Prata, conhecido também por Aqueduto da Água da Prata ou Aqueduto da Prata é uma complexa obra de engenharia hidráulica renascentista com o objectivo de abastecer a cidade de Évora com água. Inaugurado no ano de 1537, foi edificado no reinado de D. João III e projectado e construído pelo arquitecto régio Francisco de Arruda.] O aqueduto transporta água desde nascentes situadas na Graça do Divor, dentro dos terrenos do Convento São Bento de Castris, que "têm o seu primeiro principio na Herdade das Figueiras de Lobo", até à cidade de Évora percorrendo cerca de 18 km.  As fotos remontam aos finais dos anos '70 de século XX, exceptuando a ´última..





Rua do Cano



















Rua do Muro


Aqueduto da Prata - caixa de água na Praça do Sertório 

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fontenários e chafarizes 17 - Évora

fontenários e chafarizes 17 - Évora

 * Victor Nogueira

Nesta publicação figuram os fontenários ou chafarizes na antiga Rua de Alconchel, na Praça do Giraldo, no Jardim Público e nas Portas de Avis . 

Este chafariz pertence ao grupo de fontanários quinhentistas erigidos no tempo do cardeal Dom Henrique, tal como o chafariz do Largo de Avis e o das Portas de Moura, integrando-se num conjunto de fontes e chafarizes, urbanos - Fonte Nova) - periurbanos - Chafariz do Rossio de São Braz e Chafariz das Bravas - e rurais - Chafariz da Quinta do Arcediago. Os mais antigos são o Chafariz das Bravas e Chafariz Del-Rei que remontam ao séc. XV. (SIPA).  Há outros chafarizes no Largo dos Mercadores e mo Largo dos Coleciais, para além do existente no claustro da antiga Universidade de Évora e na sua Sala do Lavabo.

(foto Rui Pedro)


1976 - Campanha para as Eleições Presidenciais

 Pensa-se que a sua fundação é da época da reedificação do Aqueduto, em 1531, afim de aproveitar as águas decorrentes da Praça do Giraldo. Além deste nome, também há referências que tomou o nome de "Chafariz dos Cavalos". No Tombo Municipal, de 1651 é designado de "Chafariz da Rua de Alcunchel" e, em 1849, "Chafariz da Rua D' Alcouchel".  


(foto Rui Pedro)




Manifestação em  1975 09 17    


Manifestação em  1975 09 17    


Visto  da Rua Serpa Pinto em 1980 07 08, vendo-se à esquerda o Chafariz da Rua de Alconchel

Praça do Giraldo O Chafariz renascentista projectado por Afonso Álvares. ligado ao Aqueduto da Água da Prata, foi construído em 1571 em mármore branco rematado por uma coroa de bronze. Segundo a tradição as oito carrancas correspondem às oito ruas que desembocam na praça.  



Portas de Avis   - 1976 03 12 Manifestação dos trabalhadores rurais, pela Reforma Agrária


Jardim Público / Avenida General Humberto Delgado (1975)


´Da Fonte do Jardim de Diana há apenas esta quina. Actualmente é ornamentada com uma escultura de Syoho Kitagawa , denominada  "La pleine lune s'abime dans la mer agitée", datando de 1981



Poço no Largo Marquês de Marialva - Lendo o jornal 1975 (foto Noémia SM) 
 

VERÉvora - Aqueduto da Água da Prata


Photographando e Photoandando pela Teia





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Fotografia na Net

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• Victor Nogueira
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A fotografia constitui uma tentativa mais ou menos trabalhada de fixar a realidade ou aquilo que entendemos ser a realidade. Talvez lá em casa ainda existam aquelas fotos em papel cartonado com nome do fotógrafo, normalmente feitas em estúdio e reveladas mais ou menos demoradamente em laboratório escuro. Talvez os mais velhos se lembrem ainda dos fotógrafos de feira, com a máquina montada num tripé e a cabeça coberta por um pano e o clássico «olha o passarinho» no momento do disparo.
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Depois a fotografia popularizou-se com as câmaras Kodak, cada vez mais o filme a cores substituindo o preto e branco, numa processo de revelação industrial e massiva, sujeita à maior ou menor sensibilidade do fotógrafo ou do balconista.
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A digitalização das cópias em papel e o surgimento das câmaras fotográficas digitais permitem uma nova «revolução» qualitativa e a «transformação/elaboração» da realidade captada através da objectiva. Da conjugação da arte e da técnica resultam a maior ou menor qualidade da fotografia.

Em fotopt.net encontram-se on-line um minicurso de fotografia, bem como técnicas de laboratório e conservação de fotos para além de links de fotojornalismo.

Também em mailxmail, na secção Informática, existe um conjunto de cursos em castelhano, gratuitos e acessíveis sobre técnicas fotográficas e tratamento informático de imagem, de que se referem: «El mundo de la fotografia»; «Manual de fotografía fácil»; «Introducción a la fotografía digital»; «Cámaras digitales»; «Fotografía digital»; «Introducción a PhotoShop»; «Restaurar fotografías con Photoshop»; «Retoque fotográfico con Paint Shop Pró»; «Revelado de películas en blanco y negro»; «Aprende Photodraw»; «Presentaciones con Power Point»; «Power point y sus menus» Outro site com dicas on-line sobre fotografia é o Portal Photos.

Portfólios e colecções de fotografias ou fotógrafos encontram-se em magnum photos (fotojornalismo), olhares.com (colecção de fotografias temáticas e comentadas pelos visitantes); photo.net/gallery (idem, mas em inglês), naturfolio (fotografias da natureza: instituições e fotógrafos), masters-of-photography (links para vários fotógrafos e suas obras), allposters (reproduções de fotografias e outras obras de arte).

Uma última referência a dois sites que promovem concursos de fotografias, um de fotojornalismo, worldpressphoto (na secção CONTEST poderá visualizar a galeria dos vencedores desde 1955 bem como a galeria dos concorrentes de 2008), outro aberto a amadores photo.fr (com um concurso anual mundial com publicação das fotos premiadas e seleccionadas bem como vários portfólios).
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1ª publicação no jornal do stal Nº 80 (Dezembro 2005)
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no campo das memórias ou testemunhos ver
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"Conví­vio do Tempo ... (25) - " FOTOGRAFIA À LA MINUTA" - por Belisa
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fontenários e chafarizes 16 - Cascais

 * Victor Nogueira

Morei em Cascais cerca de  dois anos, mesmo ali no centro da povoação e do movimento, a dois passos da estação ferroviária. Em relação a Lisboa, Cascais fica no cabo do mundo, tal como o Cabo Espichel fica de Setúbal. Aí acabam as semelhanças, pois uma é aprazível e movimentada, outra é um deserto agreste e ventoso, pese embora a horda de turistas num e noutro destes locais. Gostei de ter vivido em Cascais  se pudesse era no seu centro histórico que voltaria a morar. Nesta publicação se dá conta de dois fontenários no Palácio Castro-Guimarães e dum outro na Rua Marques Leal Pancada.



Palácio Castro-Guimarães


(foto MCG - 1975)


Palácio Castro Guimarães - Jardins



Rua Marques Leal Pancada 

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domingo, 29 de novembro de 2020

fotos de capa em 29 de novembro

 * Victor Nogueira

2020 11 29 foto victor nogueira - chafariz em Linda-a-Pastora

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2019 11 29 foto victor nogueira - a GNR em Viana do Castelo, em parada

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Viana do Castelo


2016 11 29 google - 184 º aniversário do nascimento de Louisa May Alcott - "Louise sonhava ser acriz, mas tornou-se escritora. Inspirou-se nas próprias experiências para escrever suas histórias. Mulherzinhas (1868), seu romance mais famoso, apresenta o retrato de uma família de classe média americana do seu tempo, salientado os seus valores morais: civismo e amor à pátria (que chega ao sacrifício de seus filhos) e dedicação extrema ao lar e ao próximo. Este romance foi transformado em filmes para cinema, TV e séries muitas vezes, desde a primeira versão registada no IMDB em 1917" (Wikipedia).


2014 11 29 foto victor nogueira - a crise ou as montras dominantes na baixa comercial de Setúbal (centro histórico)

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montras e vidraças

 Murais em Setúbal 83 - portadas de montras



2013 11 29 Lisboa  manif contra privatização CTT  in Bruno Dias


Não, não é na Grécia. É na Arrábida! 

2013 11 19 Serra da Arrábida - Convento Novo in  Amo-te Setúbal
 
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convento da serra da arrábida



2013 11 29 Foto Victor Nogueira - Oeiras - Natália Correia no Jardim dos Poetas

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coretos 43 - Carnaxide

 * Victor Nogueira

Num largo de frondoso arvoredo, à sombra da Igreja de S. Romão, situa-se este coreto, paredes meias com dois chafarizes, um do século XVIII, outro dos anos '50 do século XX.



fontenários e chafarizes 15 - Carnaxide

fontenários e chafarizes 15 - Carnaxide

 `Victor Nogueira

Aqui se referenciam os chafarizes, azulejados, da antiga freguesia de Carnaxide: nesta povoação e em Linda-a-Pastora. Se os painéis de azulejos que ornamentam os chafarizes de Linda-a-Pastora reproduzem cenas campestres, essas representações já nada têm a ver com a actual povoação, Por estas bandas residiram Cesário Verde e Camilo Castelo Branco.

Linda-a-Pastora


Fonte de Sant'Anna (rolo 218)


Chafariz junto à Capela de S. João Baptista - Rua Manuel Pereira de Azevedo (rolo 218)


Carnaxide
 



Chafariz, com um painel de azulejos e brasão de Oeiras, datado de 1952



Chafariz construído no século XVIII pelo rei Dom José depois do terramoto de 1755, constituído por um tanque rectangular e duas bicas, com o brasão real. - Rua 5 de Outubro, junto à Igreja de S. Romão


Linda-a- Pastora - Alcandorada na AE, pela encosta acima, mantém um ar de povoação rural, de edifícios em degradação, perdida no meio da auto-estrada e das vivendas que se vão construindo mais a cima. As ruas são estreitas, labirínticas, tortuosas, algumas simples becos ou pedonais de escadaria acima (ou abaixo), como na Alfama lisboeta, algumas conservando os nomes característicos de outrora Becos das Mouras, dos Namorados, dos Pombais e do Veríssimo, Travessas do Carambola, do Ferrador e da Bomba  (este terminando no Casal do Poço, mesmo ao lado da auto estrada) e Calçadas do  Lavra  e do Rei, Ruas do  Lavra e da Serra de S. Miguel,  Largo da  Bica. 

A meia encosta, com um pequeno adro, situa se a Capela de S. João Baptista, de traça simples e barras azuis, para além do quartel de bombeiros voluntários. As casas são ainda rurais e uma delas com uma data: 1848, possuindo outras registos de azulejos, actuais. Na rua do Lavra um cão, de ar triste e cara de urso, olha para a rua, o pescoço enfiado nas grades, não ladrando a quem passa. Sentada no poial duma casa uma velhota costura e resisto à tentação da fotografia. As Fontes de Santa Ana e outra no adro da Igreja possuem painéis de azulejos com cenas campestres.  

Mais para oriente, sobranceiras e ao longo da auto estrada, estendendo se até ao Santuário da Senhora da Pedra, muitas barracas e casas abarracadas. 

Foi esta uma terra de vistas aprazíveis, sobre o vale verdejante do Jamor, terra agrícola e bucólica, que se perdeu, não se ouvindo já quaisquer rumorejar das águas ou da folhagem, chilrear de pássaros ou chocalhar de animais; hoje, a paisagem são os carros passando velozes na auto-estrada, num rumor contínuo, vinte e quatro horas em vinte e quatro horas, em manobras por vezes mais ou menos arriscadas e enfeixando se uns nos outros. Cesário Verde, que por aqui deambulou, não encontraria já o bucolismo que descreveu nos seus poemas.  (Notas de Viagem, 1997

Carnaxide, a 5 km de Algés e 4 km de Queluz, foi outrora terra de trigais. A auto-estrada e o Estádio do Jamor destruíram o bucolismo do vale. Na Serra de Carnaxide existem respiradouros, mãe de água do aqueduto de Carnaxide, elementos visíveis da estrada, que também abastecia o aqueduto das Águas Livres. No centro da primitiva povoação destaca-se a Igreja Matriz de S. Romão e à roda desta igreja, no largo Almirante Gago Coutinho, estão as ruas tradicionais e as casas de quinta progressivamente integradas no espaço urbano, como a Casa de Saúde de Carnaxide, antiga Quinta da Igreja. O primitivo centro urbano está muito degradado e descaracterizado, persistindo designações de artérias como becos do Sapateiro, do Machado, Lavadouro, das Escadinhas,  as Travessas do Lameiro  e do 5 de Outubro, a Calçada do Chafariz, o Largo da  Pátria Nova, as Ruas  Portal das Taipas e do Portal das Terras. 

No adro da igreja de Carnaxide, arborizado, encontra se um coreto, sem coberto, e um chafariz, com um painel de azulejos e brasão de Oeiras, datado de 1952. Nas trazeiras deste encontra se um outro chafariz, este reconstruído na sequência do terramoto de 1755. Um portal duma antiga quinta ostenta ainda uma data do século XVIII. Na rua Visconde Moreira de Rey encontram-se a Casa Gabri, onde residiu Camilo Castelo Branco, e o Palacete da Quinta das Torres, revivalista, como se fora um castelo medieval, para além da Quinta do Morval, que outrora integrava as duas anteriores. (Notas de Viagem, 1997)