* Victor Nogueira
Castro Barroso Gato Nogueira - Blog Photographico - lembrança da moça do Alentejo
Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui
“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)
«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973
quarta-feira, 31 de agosto de 2022
Pontes (39) Fotos de capa em agosto de 25 a 31
quarta-feira, 24 de agosto de 2022
Pontes (38) Fotos de capa em agosto de 18 a 24
* Victor Nogueira
Durante séculos as donatárias do Convento de Santa Clara opuseram-se á construção duma ponte que ligasse Azurara a Vila do Conde, para facilitar a ligação do Porto a Viana do Castelo. A travessia do Rio Ave era assegurada pelo trânsito de barcas cujo rendimento revertia para o convento. Com as revoluções liberais do século XIX e a extinção das ordens religiosas este obstáculo foi removido, construindo-se uma ponte de madeira posteriormente substituída por uma de ferro, antecessora da actual, em betão armado.
Para montante do rio Ave edificou-se uma ponte ferroviária em ferro, que nos anos '80 do século XX foi substituída por outra de betão armado, projectada pelo Engº Edgar Cardoso.
quarta-feira, 17 de agosto de 2022
Pontes (37) em fotos de capa de agosto 09 a 17
* Victor Nogueira
Embarcações no Rio Tejo
+ Victor Nogueira