Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 14 de abril de 2019

“Por Terras de Zeca” por Pedro Sousa Pereira



* Victor Nogueira

Integrado no programa comemorativo do 90.º aniversário de José Afonso e do 45º aniversário do 25 de Abril a Casa da Cultura de Setúbal tem patente a exposição “Por Terras de Zeca”, de Pedro Sousa Pereira, um roteiro sobre a vida, discografia e valores defendidos por José Afonso.

A exposição pode ser visitada até 28 de abril, à quinta, sexta e sábado das 10h00 à 01h00, e ao domingo, terça e quarta das 10h00 às 22h00.



















Menina dos olhos tristes, poema de Reinaldo Ferreira



fotos em 2019.04.14

Plexo - expo de escultura de Carlos Dutra


* Victor Nogueira

«A exposição “Plexo”, inaugurada no dia 6, [de Abril]  está patente na Galeria de Exposições da Casa da Cultura até ao final do mês de abril.A exposição é composta por mais de duas dezenas de peças em pedra mármore, de várias dimensões, numa demonstração da evolução do trabalho de Carlos Dutra ao longo dos anos.

“Plexo”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e a DDLX Design, pode ser visitada de 6 até dia 28, [de Abril} de quinta a sábado das 10h00 à 01h00 e aos domingos, terças e quartas das 10h00 às 22h00.

Carlos Dutra, que já viveu e trabalhou em Setúbal, reside em Évora, onde continua a observar o mundo que retrata depois nas suas esculturas, num trabalho onde se encontram influências de mestres escultores como João Cutileiro.» (1)









fotos em 2019.04.14



quinta-feira, 11 de abril de 2019

Murais em Setúbal 70 - Personalidades

* Victor Nogueira

Dois personagens são tema de dois murais:  Henri Dunant, cofundador em 1863 do que viria a ser o Comité Internacional da Cruz Vermelha, e Mário de Melo Pereira, fundador em 1975 do núcleo de Setúbal da Associação Cristã da Mocidade. Esta última já foi objecto de publicação neste blog, com um mural dedicado ao seu fundador, em 1884, Georges Williams: Murais em Setúbal 28 - Associação Cristã da Mocidade

Henri Dunant






(Avenida Pedro Álvares Cabral)


Mário de Melo Pereira




(Avenida da Belavista)

fotos em 2019.03/04