Google Maps (2015)
Castro Barroso Gato Nogueira - Blog Photographico - lembrança da moça do Alentejo
Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui
“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)
«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973
quinta-feira, 30 de julho de 2020
Setúbal - Quiosques desaparecidos - Jardim do Quebedo e outros
Google Maps (2015)
terça-feira, 28 de julho de 2020
o fiat UC - 91 - 28
O Fiat cujo modelo não identifico foi adquirido pelo meu tio José João já em Portugal e sucedeu aos WW referidos em «o Wolkswagen de matrícula AHJ - 02 - 24».
A matrícula deste Fiat era UC - 91 - 28. Este carro viajou imenso, em percursos entre Chaves, Porto, Paço de Arcos, Alcácer do Sal, Évora e Setúbal.
A 1ª sequência de fotos, em Paço de Arcos ou em Santo Amaro de Oeias, regista o esforçado trabalho da mudança dum pneu enquanto a assistência se divertia e eu fotografava.
o fiat uno, de matrícula 69 - 47 - DC
bólides do Zé Barroso
bólides do meu avô Luís
o Wolkswagen de matrícula AHJ - 02 - 24
o Citroen ID 19 de matrícula APG - 06 - 50, mas não só
Este foi o sucessor da Morris Minor e terminou a vida como sucata. Vindo de Angola aquando da independência, com ele o meu pai sofreu um acidente rodoviário na zona de Belém, em Lisboa, enfeixando-se num carro, ficando irrecuperável. Com ele viajavam uma amiga e os netos, o Rui e a Susana. Aparentemente nada tendo sofrido, estava todo descontraído no banco de urgência quando um médico ao passar, olhou para ele e disse qualquer coisa como "Este homem vai já para o bloco operatório". Apercebera-se que o meu pai tinha uma hemorragia interna e se não tivesse sido imediatamente operado ter-se-ia esvaído em sangue. Os netos nada sofreram mmas a amiga, que viajava no banco da frente, ficou com o rosto ferido pelos estilhaços do para brisas. Em Angola a matrícula era APG - 06 - 50, mas não fixei a que lhe foi atribuída ao fazer o registo em Portugal. Na 1ª foto vê-se um jeep Land-Rover, mas não tenho qualquer ideia de termos tido um.