Castro Barroso Gato Nogueira - Blog Photographico - lembrança da moça do Alentejo
Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui
“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)
«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973
segunda-feira, 30 de setembro de 2019
04 - pelourinho de setúbal
foto victor nogueira - pelourinho de setúbal, na praça marquês de pombal, em setúbal - 2018.05.19
domingo, 29 de setembro de 2019
sábado, 28 de setembro de 2019
ze luís em lisboa
a sombra de quixote e seu rocinante
sexta-feira, 27 de setembro de 2019
quarta-feira, 25 de setembro de 2019
em setúbal, "cadeiral" no interior da Igreja de Santa Maria da Graça
terça-feira, 24 de setembro de 2019
moinho de maré da mourisca
segunda-feira, 23 de setembro de 2019
em Vila do Conde - monumento à mulher rendeira
domingo, 22 de setembro de 2019
feira de antiguidades e velharias em Vila do Conde
sábado, 21 de setembro de 2019
Gago Coutinho e Sacadura Cabral
quinta-feira, 19 de setembro de 2019
o século, modas & bordados, cinéfilo
quarta-feira, 18 de setembro de 2019
fotos de estúdio, antigas
fotos de estúdio - Quem são estes personagens, desconheço, e como estas fotos vieram ter à minha mão, não me recordo. Estariam dentro dalgum livro comprado em feira de velharias? Tê-las-ia encontrado nas ruínas duma casa que tenha visitado? Fica a incógnita. E a pose característica em photos e quadros deste género, retratos da burguesia, sem sorrisos, ar sério e solene, "comme il faut", a mulher sentada, encoberta da cabeça aos pés, e o homem de pé, dominador, à espera talvez do "Olhem o passarinho!"