Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 30 de setembro de 2019

04 - pelourinho de setúbal

* Victor Nogueira


foto victor nogueira - pelourinho de setúbal, na praça marquês de pombal, em setúbal - 2018.05.19

domingo, 29 de setembro de 2019

parque urbano de albarquel, em setúbal

* Victor Nogueira


/foto victor nogueira - parque urbano de albarquel, em setúbal - 2018.06.19

sábado, 28 de setembro de 2019

ze luís em lisboa




foto de família - o meu irmão zé luís, o caçula, em lisboa, nos idos de ''70 do passado milénio, quando estudante de medicina.

a sombra de quixote e seu rocinante

* Victor Nogueira


foto victor nogueira . a sombra de quixote e seu rocinante em Setúbal, na Avenida Belo Horizonte, perto do "Bandarra" (2017.10.17)


sexta-feira, 27 de setembro de 2019

estendais em setúbal


* Victor Nogueira


foto victor nogueira . estendais no Pátio Alves da Silva, em Setúbal

quarta-feira, 25 de setembro de 2019

em setúbal, "cadeiral" no interior da Igreja de Santa Maria da Graça

* Victor Nogueira


foto victor nogueira - em setúbal, "cadeiral" no interior da Igreja de Santa Maria da Graça - 2017

terça-feira, 24 de setembro de 2019

moinho de maré da mourisca

* Victor Nogueira


foto victor nogueira - moinho de maré da mourisca, em setúbal. Para lá da janela, os esteiros do rio sado e o cais de palafitas.(2017.11.11)

SOBRE O Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal VER Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal

    segunda-feira, 23 de setembro de 2019

    em Vila do Conde - monumento à mulher rendeira

    * Victor Nogueira


    foto victor nogueira - em Vila do Conde - monumento à mulher rendeira de bilros, do escultor Ilídio Fontes - foto em (2016.09.23)

    Tentam as autarquias salvaguardar a arte criando escolas de rendeiras, como sucede em Vila do Conde e em Peniche e outrora em Setúbal, onde aliás nas duas primeiras há esculturas que homenageiam a arte e suas executantes, as rendeiras de bilros.

    VER A reportagem phorographica «O Museu da Renda de Bilros», em Vila do Conde» in O Museu da Renda de Bilros, em Vila do Conde

    domingo, 22 de setembro de 2019

    feira de antiguidades e velharias em Vila do Conde

    * Victor Nogueira


    foto victor nogueira - feira de antiguidades e velharias em Vila do Conde, no Mercado Municipal - 2016.12.18

    sábado, 21 de setembro de 2019

    Gago Coutinho e Sacadura Cabral

    * Victor Nogueira



    foto victor nogueira, em Lisboa, Belém,no Cais da Princesa, monumento a Gago Coutinho e Sacadura Cabral. O Monumento reproduz em tamanho natural o hidro-avião "Lusitânia" utilizado, por estes aviadores na primeira travessia do Atlântico Sul, rumo ao Brasil, em 1922. Inaugurado em 15 de Outubro de 1991, no Jardim da Torre de Belém, é composto por um plinto arquitectónico de betão, forrado de granito, sobre o qual assenta um hidroavião em aço inox, com as mesmas medidas do original, em cujo interior, sugerindo presença humana, estão modelados os bustos em bronze dos aviadores, executados de feição muito realista e em tamanho natural. A obra escultórica é da autoria do Mestre Domingos Soares Branco, enquanto que a obra arquitectónica pertence aos arqs. Eduardo Martins Bairrada e Leopoldo Soares Branco.



    Gago Coutinho havia criado, e empregaria durante a viagem concluída com êxito, um horizonte artificial adaptado a um sextante, a fim de medir a altura dos astros, invenção que revolucionou a navegação aérea à época


    quinta-feira, 19 de setembro de 2019

    o século, modas & bordados, cinéfilo

    * Victor Nogueira


    foto victor nogueira - Na Canha, onde a Celeste deu aulas, uma colega dela tinha um estabelecimento comercial em cuja fachada estava esta placa, que me ofereceu, a meu pedido. Há muito que haviam deixado de ser publicados os títulos nele referidos.

    quarta-feira, 18 de setembro de 2019

    fotos de estúdio, antigas


    fotos de estúdio - Quem são estes personagens, desconheço, e como estas fotos vieram ter à minha mão, não me recordo. Estariam dentro dalgum livro comprado em feira de velharias? Tê-las-ia encontrado nas ruínas duma casa que tenha visitado? Fica a incógnita. E a pose característica em photos e quadros deste género, retratos da burguesia, sem sorrisos, ar sério e solene, "comme il faut", a mulher sentada, encoberta da cabeça aos pés, e o homem de pé, dominador, à espera talvez do "Olhem o passarinho!"

    A photo da esquerda é da Photographie Universelle A. Solas [Alexandre Solas], na Rua Oriental do Passeio Público, 52, Lisbonne, e a da direita de E. Knopfli [Eduardo Knopfli] Photographe, conforme impressões na frente e verso de cada uma delas. As duas referidas casas fotográficas laboraram em Lisboa no último quartel de século XIX e múltiplas referências às mesmas podem encontrar-se na internet.

    terça-feira, 17 de setembro de 2019

    segunda-feira, 16 de setembro de 2019

    Setúbal e o miradouro de Sebastião

    * Victor Nogueira


    foto victor nogueira - mira-sado no largo defensores da república, em setúbal (2017.08.07)

    VER reportagem  photographica in Miradouros 04 - Entre S. Domingos e as Fontainhas

    domingo, 15 de setembro de 2019

    sexta-feira, 13 de setembro de 2019

    quinta-feira, 12 de setembro de 2019

    setúbal - forum municipal luísa todi e monumento à cantora lírica setubalense

    * Victor Nogueira


    foto victor nogueira - setúbal - forum municipal luísa todi e monumento à cantora lírica setubalense, da autoria de  Sérgio Vicente (2017-12-08)

    quarta-feira, 11 de setembro de 2019

    Saída da missa, pelo pintor João Vaz

    * Victor Nogueira


    pormenor


    foto victor nogueira - Saída da missa, em Setúbal - pormenor num quadro do pintor setubalense João Vaz - Depois da Missa (Igreja do Convento de Jesus)


    terça-feira, 10 de setembro de 2019

    Setúbal - Jardim Multissensorial das Energias

    * Victor Nogueira


    foto Victor Nogueira - Setúbal, Estuario do Rio Sado e Serra da Arrábida vistos do cimo do Jardim Camilo Castelo Branco e Multissensorial das Energias (2919.08)

    «O Jardim Multissensorial das Energias, que resulta da requalificação do antigo Jardim das Escarpas de Santos Nicolau, constitui-se como um projecto científico-pedagógico ao dispor da população em geral, com características direccionadas para a comunidade escolar e pessoas com deficiência.

    O novo equipamento, visualmente atractivo e energeticamente eficiente, estimula os sentidos dos visitantes ao proporcionar contrastes de cor e diferentes aromas, texturas e sons. Em simultâneo, procura ser um espaço de aprendizagens sobre as energias ambientalmente sustentáveis.

    Além de estações dinâmicas relacionadas com as energias renováveis disponíveis, o novo espaço de lazer e de ensino conta com percursos pedonais renovados, mais mobiliário urbano e um conjunto de equipamentos de apoio para o jardim, como instalações sanitárias e áreas de descanso. » (in https://www.mun-setubal.pt/novo-jardim-explora-energias/)

    segunda-feira, 9 de setembro de 2019

    manjerico ao sol em Setúbal

    * Victor Nogueira



    Foto victor nogueira em 2019.09.09 - manjerico ao sol em Setúbal, no Troino. Muitas caixas de electricidade da EDP estão pintadas com motivos variados. Esta, situa-se na Praça Marquês de Pombal, representando um molusco, pois o Troino, outrora bairro de pescadores,tem agora muitos restaurantes..

    Clicando na hiperligação pode visualizar caixas da EDP em setúbal, decoradas https://kantophotomatico.blogspot.com/search?q=edp

    domingo, 8 de setembro de 2019

    festa do avante 2018

    * Victor Nogueira


    foto victor nogueira - festa do avante 2018

    sábado, 7 de setembro de 2019

    a festa do livro na festa do avante 2018

    * Victor Nogueira


    foto victor nogueira - a festa do livro na festa do avante 2018

    sexta-feira, 6 de setembro de 2019

    comboio na passagem pedonal das fontainhas

    * Victor Nogueira



    foto victor nogueira 2018.07.31 - comboio na passagem pedonal das fontainhas, em setúbal, com a passagem rodoviária desnivelada em fundo.

    A referido passagem desnivelada levou ao encerramento da passagem de nível, ferroviária, "emparedando" as vistas do Bairro piscatório das Fontainhas.

    quinta-feira, 5 de setembro de 2019

    Karl Marx na Festa do Avante 2018

    * Victor Nogueira

    foto victor nogueira - Festa do Avante 2018-09.09 - 2º centenário do nascimento de Karl Marx

    quarta-feira, 4 de setembro de 2019

    o jeep dos nogueira da silva

    * Victor Nogueira


    foto de família - na cerca da Direcção Provincial de Obras Públicas, em Luanda, o meu pai, engenhocas, que hoje comemoraria 98 anos, contempla o chassis a partir do qual construiu um jeep, que aparece noutras fotos.


    segunda-feira, 2 de setembro de 2019

    Mindelo - o campo agrícola nas traseiras, para lá do muro do quintal

     Victor Nogueira


    foto victor nogueira - Mindelo - o campo agrícola nas traseiras, para lá do muro do quintal, em 2016.11.26

    domingo, 1 de setembro de 2019

    Capela dos Anjos Franciscanos no Porto

    * Victor Nogueira


    foto victor nogueira - nesta Capela dos Anjos Franciscanos, defronte da casa onde no Porto morava na Rua dos Bragas o meu avô Barroso, assistiu ele durante décadas à missa e ofícios religiosos. Ao anoitecer dum dia 8 de novembro, em 2016, ao deambular por Cedofeita, encontrei o templo aberto e do seu interior ficou este registo.

    O personagem de cabelo banco poderia ser o do meu avô, mas não, pois faleceu em 1976.