Castro Barroso Gato Nogueira - Blog Photographico - lembrança da moça do Alentejo
Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui
“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)
«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973
terça-feira, 30 de novembro de 2010
Exposição de fotos em NY mostra ambiguidades de São Paulo
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Morador que virou fotógrafo retrata a retomada das favelas pela polícia
.
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/11/28/morador-que-virou-fotografo-retrata-retomada-das-favelas-pela-policia-923134416.asp
.
O Google virou arte
- »Google Street View estreia no Brasil
- »Google quer pay-per-view de filmes
- »Alexandre Hohagen: "No Google é preciso desaprender e aprender a trabalhar de novo"
- »O jeito Google
- »O Facebook vai bater o Google
- »O Facebook é o novo Google?
- »Oito crises que viraram arte
- »A arte alemã pós queda do muro no Masp
O projeto virtual se tornou físico, transformou-se em livro (16 Google Street Views) e foi parar em museus e galerias de arte. Agora, Nine Eyes está no New Museum, de Nova York, onde fica até 23 de janeiro. Antes, houve exibições em pequenas galerias do Brooklyn, também em Nova York, na Fotofest Gallery, em Houston, Texas, e nos festivais Ars Electronica Festival de Linz, Áustria (setembro de 2010), Breda Photo Festival, na Suíça (setembro de 2010), e no Fotografia Festival de Roma, na Itália (setembro de 2010).
A seleção de imagens de Rafman reflete a experiência moderna, os sentimentos humanos de solidão e alienação, mas também uma beleza inesperada. Caso de uma foto em que lençóis balançam ao vento, ou uma praia de areias brancas com bancos extremamente coloridos. Há flagras divertidos, de pessoas que acabaram de cair, de um cachorro urinando no muro ou de um guarda dormindo dentro de sua guarita.
. ele, a tecnologia só tem a incrementar a arte. É sua forma de celebrar, e ao mesmo tempo criticar, a realidade contemporânea.
Compartilhe61
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI190602-15220,00.html
.
domingo, 28 de novembro de 2010
Fundação Saramago vai lançar "Retratar um livro"
A luz clara
Quarta-feira, 17 de Novembro de 2010
Fundação Saramago vai lançar "Retratar um livro"
Antunes concluiu rápidamente que "o corpo nú de mulher foi o mais belo espectáculo que os seus olhos viram em dias de sua vida", decidindo-se a perseguir Judite. Esta "via perfeitamente que o Antunes não estava destinado para ela", mas "não lhe faltava dinheiro e o dinheiro é o principal para esperar, para disfarçar, para mentir a miséria e a desgraça". A história termina com a frase "não te metas na vida alheia se não queres lá ficar".
Brevemente a Fundação José Saramago vai lançar o Prémio de Fotografia Retratar Um Livro. A ideia é que ao lerem um livro, os leitores encontrem uma imagem e tirem uma fotografia. O primeiro desafio vai ser "Nome de Guerra".
As fotografias serão expostas depois em diversos locais do nosso País e funcionarão como uma síntese do livro.
.
sábado, 27 de novembro de 2010
Fotojornalismo O olhar bem Brasil de Walter Firmo
Do alto de seus 72 anos o profissional das lentes ministra um mini curso em Cuiabá |
Leidiane Montfort
Da Redação
.
.
http://www.gazetadigital.com.br/materias.php?codigo=277284&codcaderno=17&GED=6932&GEDDATA=2010-11-26&UGID=5fa1b95c7d3a52057044dbec79e636b1
.
.
sexta-feira, 26 de novembro de 2010
Exposição BES Revelação 2010 vai além da fotografia
.
.
.
“É uma exposição que não é una, nem pretende ser. São quatro propostas de jovens artistas, abaixo dos 30 anos, quatro artistas que tiveram comissões para fazer uma pesquisa, um trabalho, ou para consolidar uma pesquisa que já vinha sendo feita há muitos anos”, explicou hoje à Lusa a comissária da mostra.
.
Margarida Mendes destacou a particularidade dos trabalhos em exposição se basearem em métodos e formas de trabalho muito diferentes, referindo que o concurso não se cinge, nem pretende ficar pela fotografia.
.
Ainda assim, ela está presente, praticamente em todo o lado, seja nas fotos cinematográficas da ficção criada por Mónica Baptista, seja em “The Radiant City”, de Carlos Azeredo Mesquita, uma série de fotografias panorâmicas de Budapeste.
.
“As fotos apelam a projetos utópicos, realizados ou não, ou mal incorporados. Fala de uma distopia da Europa de Leste e de um socialismo zombie”, concretizou Margarida Mendes, encontrando uma “estranheza” proveniente de um serialismo minimalista.
.
Se na obra de Carlos Azeredo Mesquita, a fotografia está estática, na de Mónica Baptista movimenta-se para fazer parte de um todo cinematográfico: a artista parte de fotografias de uma máquina que tem a particularidade de poder fotografar em formato cinema e constrói um filme.
.
“Como pomos três anos em 20 minutos de filme?”, pergunta a única mulher premiada, descrevendo a sua obra como um filme, que nunca é em tempo real e deixa sempre algo para trás.
.
Para Mónica Baptista, o seu “filme”, que compila cerca de 4000 imagens, não chega a ser uma ficção, mas sim algo em que as pessoas podem projectar-se: “Acredito que haverá um mecanismo de identificação e inscrição do público nas minhas fotos, através da memória comum”.
.
Miguel Ferrão “esqueceu” a fotografia e criou uma instalação em três partes, com uma peça de som, com vozes de pássaros, uma peça de slide, e uma peça de vídeo, criada a partir da sua experiência enquanto ornitólogo.
.
O “concílio de estátuas” que é visível no trabalho de Ferrão encontra correspondência na sala ao lado, onde Eduardo Guerra montou uma peça que parte da teoria das cores de Goethe.
.
Nela cruzam-se excertos, ou melhor, cerca de 15 axiomas que falam em tons diferentes de experiências da cor ou verificação do sujeito enquanto pessoa que a experiencia.
.
Para o artista, o prémio Revelação BES supôs mais responsabilidade, mas também a necessidade de ser mais assertivo na tomada de decisões.
.
Eduardo Guerra agarra assim, até 16 de janeiro, uma hipótese única no seu percurso na escultura, fundamentada numa bolsa “útil para subir a qualidade e a vontade”, de dialogar com um espaço que tem características “muito próprias”.
.
,
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
LIFE - revista pioneira do fotojornalismo
.
Luce rapidamente se desfez dos conteúdos, que vendeu a outra publicação, e transformou a Life numa revista apoiada fortemente no fotojornalismo.
.
A aposta foi ganha quase de imediato. Ao longo de meia centena de páginas, praticamente o único texto que se lia eram as legendas das grandes fotografias. Estas eram impressas com grande qualidade, mas a circulação massiva permitia baixar os custos e o leitor pagava apenas dez cêntimos por cada edição, cerca de €1,15 aos preços actuais.
.
A conjugação de eventos internacionais também ajudou. Material para fotografar e exibir abundava, desde o motivado pela grande depressão norte-americana, ao cerco de Madrid por parte de Franco, à invasão da Etiópia por Mussolini e à consolidação do poder, na Alemanha, por parte de Hitler.
.
Até Luce foi apanhado de surpresa pelo sucesso. A primeira tiragem foi de 380 mil cópias, mas, quatro meses mais tarde, a empresa estava a imprimir um milhão e meio de exemplares.
.
Como não podia deixar de ser, algumas das edições mais memoráveis surgiram durante a Segunda Guerra Mundial. A partir da entrada dos EUA na guerra, a revista dedicou-se à causa aliada com todo o seu fulgor.
.
Data da mesma época um dos primeiros incidentes a afectar a credibilidade da revista. O famoso jornalista Robert Capa, que mais tarde morreu ao serviço da Life, enquanto cobria a guerra da Indochina, foi dos primeiros jornalistas a desembarcar na Normandia. Um descuido no estúdio da Life, porém, levou a que as imagens ficassem tremidas. A Life, na legenda, culpou o fotógrafo, cujas mãos estariam a tremer. Capa negou sempre essa versão.
.
No final da guerra a Life publicou ainda outra imagem que se tornaria verdadeiramente icónica: a da enfermeira nos braços de um marinheiro, festejando de forma intensa a vitória na guerra.
.
Ao longo das décadas seguintes a revista perdeu algum do seu prestígio. Mudou de periodicidade algumas vezes e chegou mesmo a fechar, por duas ocasiões, antes do encerramento definitivo, em Março de 2007. A marca permanece, porém, na forma de um site.
Editado por Filipe d'Avillez
.
Mesmo fora do carnaval, Quitéria Chagas continua queridinha dos fotógrafos
.
Quitéria Chagas em foto da exposição 'Negra Cor': guerreira negra
A atriz em outro clique. Juliana Alves também foi retratada.http://ego.globo.com/Gente/Noticias/0,,MUL1631838-9798,00-MESMO+FORA+DO+CARNAVAL+QUITERIA+CHAGAS+CONTINUA+QUERIDINHA+DOS+FOTOGRAFOS.html..
terça-feira, 23 de novembro de 2010
Agência britânica lança concurso para selecionar fotógrafos de todo o mundo
Portal Imprensa » Últimas Notícias | |
Publicado em: 23/11/2010 17:50 | |
Redação Portal IMPRENSA . | A agência fotográfica britânica Panos Pictures está fazendo uma convocação aos repórteres fotográficos de todo o mundo para que se candidatem a uma vaga na empresa e contribuam para o aumento de sua cobertura global. .A Panos, especializada em temas sociais e na produção de vídeos e documentários, procura por candidatos que demonstrem "um forte apelo jornalístico e uma narrativa visual convincente". A agência sublinha ter interesse, sobretudo, por fotógrafos que tenham intimidade com diversas plataformas de imagem. "A ênfase deve ser colocada na originalidade das ideias e na habilidade do fotógrafo em pensar além da abordagem tradicional do fotojornalismo. Nós estamos especialmente interessados em fotógrafos da África, Asia, América Latina e Oriente Médio", disse a agência por meio de comunicado publicado em sua página e replicado pelo Journalism.com.uk. O prazo para o envio dos materiais acaba em março de 2011 e os vencedores do concurso serão anunciados em abril. O diretor da agência, Adrian Evans, afirmou que o anúncio aberto da procura por colaboradores torna o processo de seleção mais transparente e honesto. Para mais informações sobre a proposta da Panos, acesse o site da agência. |
http://portalimprensa.uol.com.br/portal/ultimas_noticias/2010/11/23/imprensa39437.shtml
.
.
segunda-feira, 22 de novembro de 2010
El Reloj - António Prieto
.
.
El Reloj
Antonio Prieto
Composição: Roberto Cantoralporque voy a enloquecer,
ella se irá para siempre,
cuando amanezca otra vez.
.
Nomas nos queda esta noche,
para vivir nuestro amor
y su tic-tac me recuerda,
mi irremediable dolor.
.
Reloj detén tu camino,
porque mi vida se apaga,
ella es la estrella que alumbra mi ser,
yo sin su amor no soy nada.
.
Detén el tiempo en tus manos,
hace esta noche perpetua,
para que nunca se vaya de mí,
para que nunca amanezca.
.
Nomas nos queda esta noche,
para vivir nuestro amor
y su tic-tac me recuerda,
mi irremediable dolor.
.
Detén el tiempo en tus manos,
hace esta noche perpetua,
para que nunca se vaya de mí,
para que nunca amanezca.
Para que nunca se vaya de mí,
para que nunca amanezca.
Para que nunca se vaya de mí,
para que nunca amanezca.
.
.
http://letras.terra.com.br/antonio-prieto/1631210/
.
.
Mostra fotográfica revela a vida cotidiana da África em São Paulo
20 de novembro de 2010 • 15h30
.
A exposição repassa os principais portos de onde a população africana embarcava como escrava em direção ao Brasil.
.
Um dos monumentos retratados é o Portal do Não Retorno, erguido na década de 1990 na República de Benin, para relembrar a última etapa antes do embarque definitivo dos navios onde os escravos viajavam.
.
As imagens foram tiradas entre 2005 e 2010 por Teles, que também é fotojornalista e desenvolveu tarefas de documentação.
.
Dentro do processo de reestruturação da exposição de longa duração da Pinacoteca também estarão expostas, a partir deste sábado, cerca de 40 obras de alguns dos maiores representantes da pintura brasileira, como Tarsila do Amaral, Cândido Portinari e Lasar Segall, precisou a instituição em outro comunicado.
.
.
http://noticias.terra.com.br/noticias/0,,OI4802510-EI188,00-Mostra+fotografica+revela+a+vida+cotidiana+da+Africa+em+Sao+Paulo.html
.
.
Sábado, 20 de novembro de 2010, 08h11
Exposição fotográfica celebra dia da consciência negra
Ricardo Teles/Divulgação Fotografia de Ricardo Teles que participa da exposição O lado de lá - Angola, Congo, Benin . |
.
Durante a abertura, das 11h às 13h, haverá uma mesa redonda para discutir a presença negra na sociedade brasileira, com a presença do cineastra Jeferson De, o poeta Allan da Rosa e a artista Rosana Paulino. Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca, fará a mediação do debate.
.
As fotografias foram tiradas por Teles entre os anos 2005 e 2010 e trazem cenas da vida cotidiana, celebrações que unem arte e religiosidades, retratos de pessoas e de monumentos históricos, como o Portal do Não Retorno, erguido na década de 1990, na República do Benin, em memória aos escravos que partiram em direção ao Brasil. Elas poderão ser conferidas até o dia 09 de janeiro.
.
Serviço
Exposição fotógrafo Ricardo Teles: O lado de lá - Angola, Congo, Benin
De 20 de novembro de 2010 a 09 de janeiro de 2011.
Terça a domingo das 10h às 17h30 com permanência até as 18h
Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 - Luz - São Paulo (SP)
Ingressos (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00. Grátis aos sábados
Informações: begin_of_the_skype_highlighting (11) 3324-1000 (11) 3324-1000
sábado, 20 de novembro de 2010
Prêmio Porto Seguro Fotografia 2010 divulga ganhadores
O anúncio oficial dos ganhadores e entrega dos prêmios será no dia 25 de novembro. Para marcar o encerramento da edição 2010, uma exposição com cerca de 130 fotos e trabalhos em vídeos, celulares e em outros suportes será montada no Espaço cultural Porto Seguro, mesmo local onde estiveram 40 fotos de Luiz Braga. A mostra ficará em cartaz de 26 de novembro a 23 de janeiro.
A edição 2010 premiou também Adriana Medeiros, Alberto Simon, Claudio Edinger, Clovis Loureiro Coletivo Guimarães, Coletivo SX70, Esteves Trindade, Dirceu Maués, Edouard Fraipont, Fabio de Abreu Feijó, Gustavo Pellizzon, Isaumir Nascimento, Julio Bittencourt, Lucas Zappa, Nego Miranda, Paulo Mancini, Simone Pazzini, Suely Nascimento, Tom Lisboa, Zé Barreta. Cada um vai receber R$ 2 mil e seus trabalhos também serão exibidos na mostra.
O Prêmio Porto Seguro Fotografia foi criado para estimular a produção cultural brasileira, com ênfase na preservação e documentação do patrimônio, por meio da linguagem fotográfica. Tem patrocínio da Porto Seguro Seguros e apoio da Lei Federal de Incentivo à cultura. A escolha dos vencedores ficou por conta de Ana Maria Belluzzo (professora e crítica de artes visuais), Cildo Oliveira (artista plástico e curador do prêmio) e pelos fotógrafos Cristiano Mascaro e Walter Firmo. Essa comissão avaliou 24.990 trabalhos, que chegam a ser quase o triplo de 2009, encaminhados por quase o dobro de inscrições registradas ano passado.
"Ao chegar ao ponto de ser percebida como manifestação fundamental na sociedade contemporânea, a fotografia tornou-se, consequentemente, vital para as artes. No processo de seu desenvolvimento, além da técnica, foi reconhecida como linguagem, com seus sistemas de códigos, sua gramática e sua estética particular. É essa condição que vimos premiada na atual edição da mostra", define o curador do Prêmio Porto Seguro Fotografia, Cildo Oliveira. [2]
Para ele, num cenário de "novas formas expressivas", a fotografia antes "vista como manifestação periférica" alcança agora uma posição privilegiada e desempenha papel fundamental no desenvolvimento do circuito artístico. "A arte fotográfica não somente emulou e dilatou métodos e práticas de outros meios de expressão, como exerceu ascendência generativa e integrante sobre a arte contemporânea, com o alargamento do campo da fotografia da experimentação", justifica.
AMÁLIA canta " LÁ VÃO AS FLÔRES " e com elas meus amores ( cantigas amigo )
.
http://amalia-fado.blogspot.com/2009/12/la-vao-as-flores.html
.
.
As palavras interditas - Eugénio de Andrade
.
.
encostado ao rosto dos navios.
Sem nenhum destino flutuam nas cidades,
partem no vento, regressam nos rios.
.
Na areia branca, onde o tempo começa,
uma criança passa de costas para o mar.
Anoitece. Não há dúvida, anoitece.
É preciso partir, é preciso ficar.
.
Os hospitais cobrem-se de cinza.
Ondas de sombra quebram nas esquinas.
Amo-te... E abrem-se janelas
mostrando a brancura das cortinas.
.
As palavras que te envio são interditas
até, meu amor, pelo halo das searas;
se alguma regressasse, nem já reconhecia
o teu nome nas minhas curvas claras.
.
Dói-me esta água, este ar que se respira,
dói-me esta solidão de pedra escura,
e estas mãos noturnas onde aperto
os meus dias quebrados na cintura.
.
E a noite cresce apaixonadamente.
Nas suas margens vivas, desenhadas,
cada homem tem apenas para dar
um horizonte de cidades bombardeadas.
.
.
http://www.revista.agulha.nom.br/eda01.html
.
.