Sábado, 25 de Agosto de 2007quedutos
* Fotografias por Victor Nogueira
.
Castro Barroso Gato Nogueira - Blog Photographico - lembrança da moça do Alentejo
“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)
«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973
Das Fortificações apresentadas, só conheço a de Beja, onde estive pela primeira vez no ano passado.
.
Mas devo dizer que gosto muito de visitar monumentos, sejam de que tipo forem, onde o passado nos dá sempre pistas para o futuro.
.
Maria Mamede
A capela tumular de Garcia de Resende, por ele mandada construir, ergue-se na cerca do Convento de Nossa Senhora do Espinheiro, próximo de Évora. É um templo de reduzidas dimensões, precedido por uma galilé, em cujo pavimento se localiza a campa de Jorge de Resende, irmão de Garcia de Resende.
A nave é coberta por uma abóbada polinervada, e nas paredes são visíveis painéis azulajares do século XVI. Revestem o pavimento destes dois espaços azulejos hispânicos do início do século XVI.
Com a extinção das ordens religiosas em Portugal no século XIX, a campa de Garcia de Resende saiu desta capela, regressando ao seu local de origem já no século XX. Recentemente, o pequeno templo foi alvo de trabalhos de recuperação.
Teresa Duarte
Mesmo sendo dedicadas à Morte, belas as fotos, Victor! Gosto de monumentos, mesmo funéreos...porque para mim a Morte e a Vida, são similares; A única diferença é que uma tem "casca" visível e a outra não...mas são sempre consequência uma da outra.. A vida leva à Morte e a Morte à Vida, eternamente!!!
Maria Mamede
.
Águeda (à porta duma mercearia)
Marking é a Ciência de Eludir
.
Publicada por Victor Nogueira em Segunda-feira, Agosto 13, 2007
:)
Quando eu estou lá ou não me lembro de tirar a fotografia ou então quando tenho tudo pronto já o momento passou :)
* Fotografias de Victor Nogueira
. .
.
Maria Mamede
Mais fotografias Victor que me enchem de alegria...
Dos aquedutos em causa, só conheço "ao vivo" o de Vila do Conde.
Os outros também já os vi em postais e fotos.
Mas todos me falam do tempo em que foram obras de destaque e indispensáveis à vida dos burgos!
Bj
Maria Mamede