Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

segunda-feira, 31 de outubro de 2022

Família(s) - Fotos de Capa em outubro 2022 - 21 a 31

 * Victor Nogueira



2022 10 21 - Foto de família - Paço de Arcos Natal em 1979: um caleidoscópio de estados de alma.


2022 10 22 - Foto victor nogueira - Em Luanda, na Praia do Bispo

2022 10 23 - Fotos de família - no porto de Luanda 1959 07

A Maria Emília e o caçula embarcavam no paquete "Uíge"  para umas férias em Portugal, enquanto o "mais-velho" estava a passar de novo as férias grandes em casa de pessoas amigas, em Pointe Noire, na antiga África Equatorial Francesa.


2022 10 24 - Fotos Susana e Rui Pedro - Setúbal - o artista em auto-retratos de outrem


2022 10 25 - Fotos victor nogueira e Teresa CF - No Porto, na Rua Fernandes Tomás


2022 10 26 - Foto jj castro ferreira   Porque estou com ar sério quando  os restantes estão sorridentes,  á excepção do Rui Pedro?


2022 10 27 - Fotos victor nogueira - Avó e netos em Setúbal


2022 10 28 - Fotos victor nogueira e FP (rolo 231) - Nas Caldas da Rainha


2022 10 29 - Fotos victor nogueira - Em Setúbal e Amora (Seixal)


2022 10 30 - Foto victor nogueira - Em Setúbal, atenção ao jogo (1989)

2022 10 31 Fotos victor nogueira - jogos e jogadas (Paço de Arcos e Mindelo) 

sexta-feira, 28 de outubro de 2022

Coretos 56 -- Moura

* Victor Nogueira (texto) / Elisa Fardilha (foto)

Publica-se mais um dos coretos fotografados por Elisa Fardilha, nas suas deambulações por aqui e por ali, em Portugal. Este situa-se em Moura, no aprazível Jardim Dr. Santiago, que remonta ao Passeio do Século XIX, cuja primeira ampliaçãpo se verificou em 1892. Cerca de 1934 passou a ter o actual nome, em homenagem a José Joaquim da Costa Pinto Santiago, médico de profissão e Presidente da Câmara Municipal de Moura desde janeiro 1893 até agosto de 1897.

O jardim, a partir do seu terraço florido e com árvores centenárias, permite aos visitantes uma vista alargada da paisagem alentejana, incluindo mesmo a Barragem de Alqueva. No recinto ajardinado localizam-se as Termas, com águas minero-medicinais, para além do quiosque,  coreto, parque infantil, cascata, lagos, balneários, bebedouros, mesas e bancos. A fonte da Salúquia foi construída em 1927. (FONTE: https://www.roteirodoalqueva.com/poi/jardim-doutor-santiago)


Moura

VER outros coretos por Elisa Fardilha

Coretos 55 - Carnide (Lisboa)

coretos 37 - Tomar

coretos 36 - Lisboa - Jardim Zoológico

coretos 35, por Elisa Fardilha

Moinhos de vento e azenhas, por Elisa Fardilha (2ª edição)

  * Victor Nogueira

Elisa Fardilha, com a sua habitual gentileza, enviou-me um novo conjunto de fotografias, estas referentes a monhos de vento e a azenhas por ela fotografadas, acompanhadas dum pequeno texto elucidativo. Nesta 2ª edição foi acresenteda uma nova azenha, em Villa Fria (Felgueiras).


Ericeira


Malveira da Serra (Sintra)





«Um dos moinhos de água reedificados, em Cabroelo / Penafiel, de entre os vários situados a montante deste curso de água que nascendo no Alto dos Loureiro, segue o seu percurso até desaguar no rio Douro em Rio Mau.»

Não conhecia este tipo de edifício, tão minúsculo, que me parece similar ao de uma azenha (desactivada) que existe ou existiu em Goios (Barcelos), freguesia onde nasceu o meu avô materno, perto da ponte que atravesa a Ribeira do Souto, local  donde se avista a traseira da Casa dos Vitorino, que foi dos meus bisavós.


Moinhos da freguesia da Gemeira / onde desagua água natural da ribeira / Interessantes paisagens cheias de verdura / Natureza sossegada e encanto de frescura / História de sete moinhos de água de ternura / O bater das águas é um estrondo de bravura / Sinta-se feliz por encontrar esta formosura

~~~~~~~~~~




Azenha do Arco, em Vila Fria (Felgueiras), no Rio Vizela

quinta-feira, 27 de outubro de 2022

Azulejaria (33) - Monumentos de Coimbra, por Elisa Fardilha

 * Victor Nogueira / Elisa Fardilha

Em Coimbra o olhar de Elisa Fardilha fixou os catorze painéis de azulejos realistas, em tons de azul cobalto, enquadrados por uma moldura branca, que na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes representam exemplares do património edificado conimbricense. Os painés situados defronte do Mercado D. Pedro V foram colocados em 1984 / 1986, num muro da Escola Jaime Cortesão, e são criação de Amilcar Matias, cabendo a sua execução á Fábrica da Viúva de Lamego.

Natural de Casais do Campo, Amílcar Matias estudou na Escola Avelar Brotero e exerceu ao longo de toda a sua vida a actividade de artista gráfico com extensa obra feita, que complementou com actividades criativas diversas no domínio da cerâmica, da ilustração e do cartaz. Também se dedicava com gosto à pintura que expôs por diversas ocasiões, nomeadamente na galeria do Primeiro de Janeiro, em Coimbra.» (Os painéis de azulejos da Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes, por Rogério Silva in https://costabrites.com/2010/03/19/os-paineis-de-azulejos-da-rua-olimpio-nicolau-rui-fernandes/)


Aqueduto de S. Sebastião (SÉC.XVI)

Arco de Almedina (Muralha Medieval)


Convento de Santo António dos Olivais (SÉC.XVIII)

 Igreja de Santa Cruz (SÉC.XII) Panteão Real


Igreja românica de de São Tiago (SÉC. XII)

 Claustro do Mosteiro de Celas ( SÉC.XIII)


Mosteiro de Santa Clara- A- Velha (SÉC. XIV)

Museu Machado de Castro (antigo Paço Episcopal)


Palácio de Sobre-Ribas ou Paço de Sub-Ripas (SÉC.XVI)

Fonte da Nogueira. na antiga cerca do Mosteiro de Santa Cruz /SÉC..XVII). Localiza-se no Parque de Santa Cruz ou Jardim da Sereia, que na verdade é um tritão.


Sé Nova (SÉC.XVI)

Sé Velha (SEC XIII)


Torre do Anto, antiga  Torre do Prior do Ameal, na nuralha medieval

Torre sineira ou da Cabra, na Universidade de Coimbra, antigo Paço Real

~~~~~~~~~~


Vista parcial dos painéis de azulejos na Rua Olímpio Nicolau Rui Fernandes (Foto Paulo Abrantes - 2004)

VER «PAINÉIS DE MONUMENTOS DA CIDADE DE COIMBRA» in https://www.culturacentro.gov.pt/pt/museus/museu-virtual-de-arte-publica/coimbra/coimbra/paineis-de-monumentos-da-cidade-de-coimbra/

Murais e grafitos em Setúbal (183) - Rua da Batalha do Viso

 * Victor Nogueira (*) / Rui Pedro

As ingénuas  quadras de Abílio Paciência pintadas no Caminho dos Pescadores desapareceram e foram substituidas por agressivas pichagens. Num muro interior do Centro de Formação Profissional de Setúbal Ordem de Santiago está um mural recentemente executado, pois não consta do Google Street View de Fevereiro de 2022. Um outro, mais antigo, não é de fácil leitura, devido á degradação.


Centro de Formação Profissional Ordem de Santiago


(*)




(ª)



(*) 

(Google Street View 2019 10)


O Caminho dos Pescadores


(*)


(*)


(ª)




 

Fotos em 2022 10 27

VER  Murais em Setúbal 60 - O Caminho dos Pescadores