Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quarta-feira, 24 de junho de 2020

Santuários 19 - Nossa Senhora da Visitação, em Montemor-o-Novo

* Victor Nogueira

Foto jj castro ferreira - Santuário de Nossa Senhora da Visitação visto de Montemor o Novo

A Ermida de Nossa Senhora da Visitação, exemplar de arquitectura religiosa mudéjar, manuelina e barroca, com ampla panorâmica sobre a cidade e arredores, foi edificada no séc. XVI. No século XVII foi instituída a respectiva Confraria dos Escravos de Nossa Senhora da Visitação.

No interior, encontram-se painéis de azulejos do séc. XVIII, alusivos à vida de Maria. Na sacristia, na Casa dos Milagres, existe uma colecção com cerca de duas centenas de ex-votos, retábulos pintados, fotografias, partes do corpo em cera, fitas e dois animais embalsamados (uma jibóia e um jacaré), sendo o mais antigo de 1799.

O Santuário foi construído após a descoberta do caminho marítimo para a Índia, em agradecimento a Nossa Senhora, em 1499 no reinado de D. Manuel I.

É um local de peregrinação e de grande devoção religiosa, com estas e Romarias realizadas desde o seu início.


Sem comentários: