Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sexta-feira, 19 de junho de 2020

Santuários 08 - Nossa Senhora da Conceição da Rocha (Linda-a-Pastora), em 2011

* Victor Nogueira

foto victor nogueira - Linda-a-Pastora - Santuário de Nossa Senhora da Conceição da Rocha.

Perto de Carnaxide vindo de Linda-a-Pastora pela Estrada da Rocha encontra se o Santuário da Senhora da Rocha, ao lado a ribeira de Carnaxide, onde no século XIX (1823), numa gruta, foi descoberta uma imagem da Virgem Maria, que deu o nome ao Santuário. No local há uma pequena mata e um busto do poeta e conselheiro Thomaz Ribeiro, que deu nome ao Largo, perto da velha ponte do Santuário da Senhora da Rocha, de 1883. Anualmente, em Maio, realiza se uma romaria. (Notas de Viagens 1997)

Santuário da Senhora da Rocha, Gruta da Aparição (acesso lateral). jardim frondoso e mal cuidado, ribeira quase seca e malcheirosa. (Notas de Viagens 1999.06.23)













Busto do poeta Thomaz Ribeiro (1831 / 1901)
Ao grão Thomaz Ribeiro / Poeta e conselheiro / E neste Santuário / O principal Obreiro
Maio de 1972 - A Irmandade e a Câmara



Sem comentários: