Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Fotos de capa em outubro 26

 * Victor Nogueira


2021 10 26  Foto victor nogueira - Aveiro - Igreja do Convento de Jesus e cruzeiro (1998.06.14)



2020  10 26 foto victor nogueira Outono ao cair da folha - - outono outonal

outono outonal
sem poesia
com sono entre
o estival e o invernal
pluvioso ou caloroso
de cinza e com secura a relva
e as folhas caídas
brancas
ou amarelecidas
e
pintalgadas.
no meio de esparsos oásis
verdejantes

Paço de Arcos 2015.12.09

~~~~~~~~~~~

Outono, dos contrastes: dias cálidos ou frígidos, soalheiros ou pluvientos, risonhos ou cinzentonhos, dos poentes tingidos de vermelho ou laranja e as árvores, despindo-se em tons de amarelo, atapetando ruas e jardins de melancólicas folhas secas, esquálidos e despidos ramos erguendo-se por aqui e por ali, com a noite crescendo à custa da diurna claridade minguando.  Deixo-vos uma selecção do "outono na poesia e nas canções"


2019 10 26 foto victor nogueira - Mindelo - o milheiral, depois da ceifa e debulha mecânicas



2018 10 26 foto victor nogueira (1997) - Em Setúbal a Vivenda Ruxa




Sapiens, Uma Breve História da Humanidade
editado pela Elsinore, é um livro que estou a ler, da autoria de Yuval Harari, uma interessante viagem pela "nossa" história, uma história onde a cooperação crescente - voluntária ou coerciva - até aos biliões de seres humanos actuais num mundo cada vez mais complexo é apresentada como uma mera construção mental, num emaranhado de subjectividades mais ou menos colectivamente partilhadas.



2113 10 26 Foto Victor Nogueira - Fortaleza de Massangano (Angola) meados dos anos 60 do século XX



2013 10 26 Foto Victor Nogueira - Praia do Guincho


Sem comentários: