* Victor Nogueira
O objectivo era visitar as freguesias situadas a Sul de Vila do Conde e do Rio Ave, para nascente da antiga Estrada Real Porto / Viana do Castelo, actual EN 13. Mas em vez de ir dumas para outras, da extrema sul para norte, percorrendo os caminhos e estradas muncipais, regressava à EN 13 e mais a Norte ia directo à freguesia pretendida. Mesmo assim tive de percorrer estreitos e siunosos caminhos a cavalo no Fiesta, meu fiel Rocinante. Nada de especial encontrei, por não ter memorizado ou anotado previamente os locais de interesse, pelo que me limitei a "ver" as igrejas paroquiais e os cemitérios adjacentes, normalmente os únicos lugares desafogados e "arranjadinhos" nas freguesias rurais. Mosteiró já foi objecto de publicação neste Kant_O Photomatico. A viagem terminou abruptamente em Guilhabreu, mas disso se dará conta em posterior publicação.
«Não é certto de que convento foi Santa Marinha de Vilar de Pinheiro abadia, se do convento de Moreira, do mosteiro de Vairão. A freguesia ter-se-ia denominado de Vilar de Porcos. Foi uma vila romana e mais tarde uma quinta pertencente a D. Berenguiera e, posteriormente, freguesia.Pertenceu ao concelho da Maia e foi integrada no de Vila do Conde em 1870. Tem como padroeira Santa Marinha.
A Igreja de Santa Marinha de Vilar do Pinheiro é um pequeno mas elegante templo setecentista, de traça sóbria mas agradável, nele destoando apenas a enorme e desproporcionada torre sineira adoçada à direita.
A frontaria apresenta um pórtico retangular integrando um frontão em arco, interrompido e sobrepujado por uma pequena janela gradeada. A já referida torre sineira foi-lhe adicionada nos finais do século passado, encontrando-se dividida exteriormente em três andares e coberta por uma cúpula piramidal em granito.»
Fotos em 2021 10 01 Canon 197_10
Sem comentários:
Enviar um comentário