* Victor Nogueira
Santa Maria da Feira - Castelo lá no cimo da encosta arborizada, frondosa, onde as pessoas deambulam calmamente. No sopé, no Rossio onde outrora se realizava a feira medieval, uma igreja e convento do Elói lá em cima, com acesso por ampla escadaria, com fontanário e cruzeiro cá em baixo. Neste Rossio arborizado se realiza uma importante romaria, a Festa das Fogaças. Aqui se situa um espigueiro junto ao Orfeão da Feira e um quiosque de ferro verde.
O "centro histórico" é pequeno, com uma rua pedonal e um largo com fonte a meio e edifício brasonado, onde também se situa o da Câmara: claro que falamos da Rua Direita e da Praça Velha. (Notas de Viagens 1998.06.14 / 1998.08.25 / 1998.09.12)
Aveiro
Em 1911 o mosteiro é encerrado e a igreja é classificada como monumento nacional, passando nese mesmo ano a albergar o Museu de Aveiro, com um espólio significativo de obras de pintura, escultura, talha, azulejo ou ourivesaria, ao mesmo tempo que percorre o antigo espaço conventual e a Igreja de Jesus.
Da ria recordo um canal singular, o Côjo, com barcos multicolores ancorados ao longo dos cais. Foi uma desilusão esta visita à chamada Veneza portuguesa. E de Aveiro (ou será de Ovar?) recordo os vendedores que invadiam a carruagem do comboio, apregoando jornais, bebidas e... doces de ovos moles, em pequenas barricas de madeira. Dos moliceiros, barcos característicos da região, não encontro rasto, pois encontram-se em vias de extinção e para a busca não chega o tempo.
A ideia da Veneza portuguesa deverá resultar não dos inexistentes canais que atravessassem a cidade mas das inúmeras ilhas existentes na foz do rio Vouga (Memórias de Viagem, 1997)
A povoação faz-me recordar a Póvoa de Varzim na parte antiga desta que ainda se conserva. É uma cidade muito iluminada, com bastante comércio e alguns edifícios antigos que resistiram ao camartelo e bordejam o canal principal. No Largo do Município os Paços do Concelho e a Igreja da Misericórdia, entaipada por causa das obras, e a estátua dum tribuno do século XIX, pela indumentária.
Noutro largo, onde está a parte nova, encontra-se o edifício da Sé (igreja do antigo convento de S. Domingos), com cruzeiro lavrado, para além do antigo Convento de Santa Joana, hoje espaço museológico. Outro largo, onde se situa a polícia, possui uma igreja, um convento e uma casa com painéis de azulejos na frontaria, que não fotografo por falta de luminosidade. Trata-se duma cidade muito azulejador.
De Aveiro foi um poderoso Duque, assassinado por ordem de D. José por ser ameaça ao poder real centralizado. (Notas de Viagens 1998 06 14)
Sem comentários:
Enviar um comentário