Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

domingo, 20 de junho de 2021

Fotos de capa em junho 20

 *Victor Nogueira


2021 06 20 ‎Foto Victor Nogueira - Mural de Peguinho, no Centro Paroquial da Anunciada (Rua da Batalha do Viso), em Setúbal  (‎2018 07 29 Canon  157_07)

VER 

Murais em Setúbal 66 - em torno do Centro Paroquial da Anunciada



2021 06 20 Foto victor nogueira - Grafito no Jardim Camlo Castelo Branco (Escarpas de S. Nicolau), em Setúbal (2017 05 20 Canon 141_05)


2018 06 20 foto victor nogueira - A praia fluvial da Saúde, no estuário do Rio Sado - Paulatinamente a gestão municipal da CDU tem restabelecido a ligação da cidade ao rio, para usufruto das populações. A outrora conhecida Praia da Saúde havia sido ocupada por estaleiros navais e unidades fabris de conserva de peixe, situação agravada pela poluição do rio devido às fábricas existentes para montante. Resolvido o problema da poluição e desmantelados os estaleiros navais, recuperada a praia e construído um "passeio público", resta resolver o problema dos edifícios das antigas unidades fabris, muitos deles degradados ou em ruínas, apesar dos murais e grafitos que cobrem as paredes, alguns deles de grande qualidade.

VER  A Praia da Saúde, em Setúbal

2017 06 20 / 2016 09 14 "Os olhos também comem", dizem e ... nem sempre "as aparências iludem". Tem piada o desenho de embalagens,rótulos ou recipientes que despertam a atenção ou o desejo. de comprar, provar ou coleccionar. Como este, duma marca "branca" de batatas fritas comercializadas pela rede Continente / Modelo / Nosso Super (hiper / super / mni mercados). Normalmente as marcas brancas eram de pior qualidade gustativa e as respectivas embalagens pouco atractivas. Mas já nem sempre é assim. embora muitas vezes, sejam ou não de marca, tenham um desenho "retro", sobretudo em produtos alimentares, como se adquirindo-as voltássemos ao tempo mítico, mitificado, dos "nossos" avós. Como se o tradicional é que fosse bom, de qualidade e confecção caseiras e não como hoje em dia produtos fabricados em cadeia de montagem cujo produto final sabe sempre ao mesmo, até que nos fartemos dele..

EM TEMPO - Estas são saborosas, embora carregadas de sal, não muito, para puxar pelas cervejolas ou água engarrafada ... para ser sempre a aviar e consumir. Mesmo que à custa da nossa saúde e consumições daí decorrentes.

2015 06 20 oto susana silva - maria emília (1920-2013) num dos almoço dos antigos  alunos e professores da escola industrial de luanda - era para a  minha mãe uma festa e uma alegria sentir as manifestações de carinho dos antigos alunos. Mas para ir pela 1ª vez ao almoço foi necessário uma grande argumentação minha, pois dizia que - tantas décadas decorridas -  já ninguém se lembraria dela. Foi umas vezes comigo, outros com a neta susana. Mas a partir de certa altura, um ou dois anos antes de falecer, desistiu de ir, apesar da milnha argumentação: encerrou-se em casa, embrenhada nas suas leituras -  devorava os livros da minha biblioteca - nas suas "arrumações", nas suas escritas,  sentada ali no seu cantinho na cozinha, vendo o "céu" nas sua diversidade , para lá da varanda, com o voo das gaivotas e dos pombos e o desenho das núvens na sua multicolorarão.


2014 06 20 foto victor nogueira - paço da quinta real de caxias (sec XVIII e XIX)

quinta de veraneio, possuia um enorme jardim, de estilo francês,  que o ligava ao convento da cartuxa, parcialmente recuperado- No seu jardim, conhecido por "Jardim do Paço Real", podem ser admiradas as estátuas em terracota da autoria de Machado de Castro, a "Cascata Real" e o "Lago das Ninfas". Muitas das estátuas encontram-se em restauro.

VER  Azulejaria civil 13 - a Quinta Real de Caxias



2014 06 20 auto-retrato em photomaton


2012 06 20 Foto Victor Nogueira - Alentejo, depois do incêndio

Sem comentários: