* Victor Nogueira
O escotismo em Portugal está centrado em duas associações: AEP (Associação dos Escoteiros de Portugal) e CNE (Corpo Nacional de Escutas), inspirados nos princípios dos scout-boys, organizados por Robert Baden-Powell.
Os movimentos escotista (não confessional) e escutista (confessional) consideram como seu marco fundador o acampamento organizado em 1907 por Baden-Powell na Ilha de Brownsea, na Grã-Bretanha, reunindo vinte jovens, entre os 12 e os 16 anos de idade, durante o qual aprenderam técnicas de primeiros socorros, observação, segurança, orientação, entre outras. Como símbolo do grupo, utilizaram uma bandeira verde com uma flor-de-lis amarela no centro, que posteriormente foi adoptado como distintivo do escotismo em si.
De acordo com uma história em banda desenhada, da minha infância, não me recordo em que publicação, o escotismo teve origem nos corpos juvenis de escutas (scout-boys), organizados por Baden-Powell numa das guerras do Império Britânico contra os boers, na África do Sul.
Em Portugal, no ano de 1913, os vários Grupos de Escoteiros até aí existentes fundaram a primeira associação escotista portuguesa, a AEP – Associação dos Escoteiros de Portugal. O Corpo Nacional de Escutas - Escutismo Católico Português - nasceu em Braga, dez anos depois, a 27 de Maio de 1923, como organização confessional, subordinada à Igreja Católica.
Durante o o regime fascista, que procurou organizar as crianças e jovens com enquadramento obrigatório na Organização Nacional da Mocidade Portuguesa, a AEP, um movimento não confessional, foi apenas tolerada, sobrevivendo com enormes dificuldades, tendo mesmo sido proibida nas colónias portuguesas. Em contrapartida, o CNE, dirigido pela Igreja Católica, alcançou uma expansão assinalável, sendo actualmente maioritário em Portugal.
Monumento comemorativo do 75º aniversário da criação do Agrupamento do CNE de Setúbal, 1º da cidade e na Região (1935 / 2010) (Adro da Igreja de S. Sebastião). Uma das duas placas regista as palavras de Jacinto Ferreira, fundador: "Que a obra perfume, cresça e floresça, para bem da Juventude Setubalense"
Monumento alusivo ao centenário do Movimento Escutista (1907 / 2007) e de homenagem a Baden-Powell, no Parque do Bonfim. O monumento, da iniciativa dos Agrupamentos de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, é da autoria de Miguel Amaral, antigo escuteiro sadino, e foi inaugurado em 2007.06.30. Numa placa está a inscrição de Baden-Powell: "O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor do que o encontraste"
Sede da Junta Regional de Setúbal do Corpo Nacional de Escutas, na Praceta do Montalvão
Agrupamento 484 do Corpo Nacional de Escutas, na Rua dos Mártires da Pátria (Adro da Igreja de N. Sra da Anunciada) - 10º aniversário (1977 / 1987)
"O melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros"
Baden 2017 Powell
Pormenores dum Mural do Agrupamento 1262 (Nossa Senhora da Conceição) do CNE, fundado em 2004, homenageando Baden Powell (1857 / 1941), executado no parque de estacionamento entre a Avenida Bento de Jesus Caraça e a Praceta Dr. José Romão dos Santos, presumivelmente executado em 2017
Monumento a Baden-Powell (1857-1941), fundador do movimento escotista, assinalando o centenário do escotismo mundial e o 95º aniversário (1913 / 2008) da Associação dos Escoteiros de Portugal, de autoria de Miranda Brito, foi inaugurado em 2008.09.20, no. Parque Verde da Belavista
ÚLTIMA MENSAGEM DE Baden – Powell
Caros escuteiros:
Se já vistes a peça Peter Pan, haveis de recordar-vos de como o chefe dos piratas estava sempre a fazer o seu discurso de despedida, porque receava que, quando lhe chegasse a hora de morrer, talvez não tivesse tempo para o fazer. Acontece-me coisa muito parecida e por isso, embora não esteja precisamente a morrer, morrerei qualquer dia e quero mandar-vos uma palavra de despedida.
Lembrai-vos de que é a última palavra que vos dirijo, por isso meditai-a.
Passei uma vida felicíssima e desejo que cada um de vós seja igualmente feliz.
Crede que Deus nos colocou neste mundo encantador para sermos felizes e apreciarmos a vida. A felicidade não vem da riqueza, nem simplesmente do êxito de uma carreira, nem dos prazeres. Um passo para a felicidade é serdes saudáveis e fortes enquanto sois rapazes, para poderdes ser úteis e gozar a vida quando fordes homens.
O estudo da natureza mostrar-vos-á as coisas belas e maravilhosas de que Deus encheu o mundo para vosso deleite. Contentai-vos com o que tendes e tirai dele o maior proveito que puderdes. Vede sempre o lado melhor das coisas e não o pior.
Mas o melhor meio para alcançar a felicidade é contribuir para a felicidade dos outros. Procurai deixar o mundo um pouco melhor de que o encontrastes e quando vos chegar a vez de morrer, podeis morrer felizes sentindo que ao menos não desperdiçastes o tempo e fizestes todo o possível por praticar o bem.
Estai preparados desta maneira para viver e morrer felizes – apegai-vos sempre à vossa promessa escutista – mesmo depois de já não serdes rapazes e Deus vos ajude a proceder assim.
O Vosso Amigo
Baden-Powell
***
O Escutismo foi objecto de duas emissões filatélicas em Portugal
1961 - Conferência Internacional do Escutismo
2007 - 100 anos do Escutismo
Sem comentários:
Enviar um comentário