Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 4 de dezembro de 2010

O humanista Willy Ronis


sexta-feira, 3 de dezembro de 2010


O humanista Willy Ronis

© Foto de Willy Ronis. Les amoureux de La Bastille, 1957.

O fotógrafo Willy Ronis, que morreu no ano passado, é um dos representantes mais ilustres do movimento humanista francês do pós-guerra.Nascido em 1910, o trabalho de Willy Ronis precisou de muito tempo para ser reconhecido, o que só aconteceu na década de 80. Filho de um fotógrafo judeu de origem russa, Willy Ronis nasceu em Paris. O seu pai lhe presenteou a primeira câmera aos 16 anos. Em pouco tempo tornou-se fotógrafo para ajudar no sustento da família. Retratou Paris em todos os seus aspectos, registrando o cotidiano das ruas no pós-guerra. Em 1946, fez parte da primeira equipe da agência Rapho. Hoje é considerado um dos mais importantes representantes da fotografia humanista. Veja mais fotos de Willy Ronis Aqui
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Place Vendome, 1947

Carrefour Sevres Babylone, 1948

Venise Fondamenta Nueva, 1959

Quai Malaquais, 1953

Le Petit Parisien, 1952

Aubagne, 1947

Prague, 1967

Les Amoureux de la Bastille, 1957

Nuit au chalet, 1935

Rue Muller, 1934

Deena de dos, 1955

Les Adieux

Le Nu Provencal, 1949

Une minute de repos, 1945

Creteil, 1957

Le Vigneron Giroudin, 1945

Joinville, 1947

Rue Rambuteau, 1946

Quai de Tuileries, 1953

Summer holiday, 1946

Vincent Aeromodeliste, 1952

Vincent sleeping, 1946

To school, 1959

Belleville, 1959

La peniche aux enfants, 1959

La Ciotat, 1947

Le Depart d’un Morutier, 1949

Avenue Simon Bolivar, 1950

Chez Victor, 1955

Bois de Boulogne, 1954

Printemps, 1934

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