Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Natureza em Livro - Araquém Alcântara

Araquém Alcântara, um dos mais importantes fotodocumentaristas do país, reedita TerraBrasil e lança nova obra

Por Casa e Jardim Online


Precursor da fotografia de natureza no Brasil, Araquém Alcântara já ganhou mais de 50 prêmios ao redor do mundo. Uma de suas obras mais famosas, TerraBrasil, é considerada o maior best-seller brasileiro do gênero. Isso, graças aos 82 milhões de exemplares vendidos desde o lançamento, em 1998. O livro, que já teve 11 edições, acaba de ganhar mais uma, que será lançada no dia 8 de dezembro, em São Paulo. Na nova versão, 50% das fotos são inéditas e, além da abordagem dos parques nacionais brasileiros, aparecem também os ecossistemas do país. Para realizar o projeto, foram 11 anos de viagens, percorrendo mais de 300 mil quilômetros. A nova edição conta com papel e impressão de alta qualidade. Ao todo, são 152 fotografias, distribuídas entre as 248 páginas. O livro custa R$ 149.


Reprodução
Outra novidade
.
Em paralelo ao lançamento da 12ª edição de TerraBrasil, Araquém publica uma obra inédita. Trata-se do livro Araquém Alcântara: Fotografias, um livro que, ao contrário da maioria dos que foram publicados ao longo da carreira do profissional, não tem um tema definido. As páginas trarão 81 imagens em preto e branco que mostram pessoas, cidades, florestas e outras cenas, captadas no extenso território brasileiro, durante os últimos dois anos. A obra tem curadoria do fotojornalista e crítico Eder Chiodetto, que escolheu as imagens pensando no ciclo da vida e da morte. Com 196 páginas, o livro sai por R$ 120.

Serviço
Lançamento e noite de autógrafos
Araquém Alcântara: Fotografia e nova edição de TerraBrasilis
8 de dezembro de 2011, a partir das 19h
Livraria da Vila Jardins
Al. Lorena, 1.731 – Jardins – São Paulo/SP
Mais informações pelo tel: (11) 3062-1063

Confira algumas das fotos dos dois livros, abaixo:
.
Reprodução
Uma das fotos mais marcantes do TerraBrasilis
Reprodução
Foto do livro TerraBrasilis
Reprodução
Foto do livro TerraBrasilis
Reprodução
Foto do livro Araquém Alcântara: Fotografia
Reprodução
Foto do livro Araquém Alcântara: Fotografia
Reprodução
Foto do livro Araquém Alcântara: Fotografia
.
.
http://revistacasaejardim.globo.com/Revista/Common/0,,EMI191920-16940,00-NATUREZA+EM+LIVRO.html
.
.

Terça, 7 de dezembro de 2010, 08h03 Atualizada às 11h25

Mestre da fotografia de natureza no Brasil lança novo livro

Araquém Alcântara/Divulgação
Uma das imagens do livro  Araquém alcântara: Fotografias , que será lançado dia 08 de dezembro
Uma das imagens do livro Araquém alcântara: Fotografias, que será lançado dia 08 de dezembro
.
Marina Pinhoni
Especial para Terra Magazine
.
Araquém Alcântara, um dos mais renomados fotógrafos brasileiros, lança nessa quarta-feira (8) seu trabalho mais recente, Araquém Alcântara: Fotografias, que apresenta 81 obras em preto e branco do artista, sob curadoria de Eder Chiodetto.
.
Alcântara já publicou 41 livros temáticos ao longo dos 40 anos de carreira e ganhou mais de 50 prêmios nacionais e internacionais, entre eles o Jabuti em 2005 por "Amazônia". Em entrevista a Terra Magazine o fotógrafo define seu último trabalho como consequência de seu amadurecimento profissional e apresenta sua relação de cumplicidade com a natureza, desenvolvida ao longo dos anos.
.
- A minha relação com a natureza é de dedicação total. Ela é minha matriz criativa e também meu modelo de universo. Eu sou um guardador da floresta e um buscador da beleza da natureza.
.
A fotografia foi um dos instrumentos encontrados por ele na luta para a preservação. "Ela é um signo universal e tem fácil entendimento para os humanos, você consegue criar reflexões, transmitir um recado. Para mim, a fotografia é um caminho de conhecimento e uma ponte para que eu espalhe benefícios", afirma.
.
Ao contrário dos outros trabalhos publicados, Araquém Alcântara: Fotografias não possui um tema definido. Segundo o autor é a "síntese da síntese" de um trabalho produzido ao longo de dois anos.
.
Em comemoração aos 40 anos de carreira, também será lançada a reedição com conteúdo inédito de seu best-seller "Terra Brasil", que já vendeu 82 mil exemplares em suas 11 edições anteriores.
Confira a entrevista.
.
Terra Magazine - Esse livro difere dos outros, pois não apresenta um tema fixo. Como surgiu a ideia de fazê-lo?
Araquém Alcântara -
A ideia foi germinando aos poucos. Este é um livro zen, despojado, nu, que mostra a maturidade do meu trabalho. Eu e o Eder (Chiodetto) escolhemos entre 5 mil fotografias, que passaram a ser 800, depois 200 e por fim 81. As imagens têm tamanhos iguais, uma página inteira. E são para serem lidas de maneira atemporal. Estão ligadas muito sutilmente às outras, somente pelo percurso da luz. A fotografia como uma vertigem através da luz. Tem também a ideia de captar o espírito criador em movimento, todas as fotos estão prenhes de acontecimentos, de novidades.
.
Por que escolheu o preto e branco?
Eu não poderia fazer esse livro de outra maneira que não preto e branco, justamente pela crueza e despojamento do trabalho. Eu não queria que o colorido interferisse. Agora estou preparando um livro exuberante de cores: uma trilogia de livros sobre a Amazônia. Um sobre o rio, outro sobre o povo e a cultura, e outro sobre o fogo. Todos eles abusam das cores. Nos próximos 5 anos, pretendo fazer também um livro sobre o Cerrado e outro sobre a Caatinga
.
Como é a sua relação com a natureza?
A minha relação com a natureza é de dedicação total. Além de ser minha matriz criativa, é meu modelo de universo. Eu vejo a floresta, a natureza como um grande mistério e ao mesmo tempo como fonte de todo o conhecimento. Eu sou um buscador da beleza da natureza. Eu sou um guardador de árvores, de montanhas e rios, eu tenho aquela utopia de que tudo isso vai resistir para que as pessoas possam usufruir dessa maravilha que eu tenho oportunidade de conviver. Espero que meu neto e todos os netos bisnetos desse mundo tenham a oportunidade de tomar um belo banho de cachoeira na floresta Amazônica, isso é uma coisa impagável. Todo meu trabalho tem essa carga amorosa. O que não podemos mais é destruir. Chegou o momento de buscar um mundo mais sustentável, com consciência planetária. Tudo isso é finito e muita coisa já foi embora.
.
A fotografia é uma maneira que você encontrou para passar isso às pessoas?
A fotografia é um instrumento de prazer e reflexão, e também uma poderosa arma. Ela é um signo universal e tem fácil entendimento para os humanos, você consegue fazer denúncias, transmitir um recado. Para mim, a fotografia é um caminho de conhecimento e uma ponte para que eu espalhe benefícios. Mas ela tem que ser pensada sempre como serva da beleza, porque senão não teria graça. Mesmo no horror eu busco a beleza das formas. E é com as gerações futuras que eu quero conversar com minha obra, há uma consciência sutilmente brotando entre os mais novos, é para eles que eu quero falar.
.

Serviço
Lançamento e noite de autógrafos Araquém Alcântara: Fotografias e Terra Brasil
08 de dezembro, quarta-feira, a partir das 19h
Local: Livraria da Vila - Alameda Lorena, 1.731 - Jardins, São Paulo (SP)
Informações: (11) 3062-1063
.

Terra Magazine
,
.

Araquém Alcântara lança novo livro de fotografias em SP

08 de dezembro de 2010 | 11h 33
.

AE - Agência Estado
.
Para explicar como é o novo livro do fotógrafo Araquém Alcântara, é preciso usar a máxima-clichê da fotografia, que diz que uma imagem vale mais do que mil palavras. Conhecido por seu trabalho de documentação sistemática da natureza, o autor, que já lançou outros 42 livros, todos com temas definidos, agora abre mão do método para contar uma história somente com imagens feitas por ele em diversos lugares do Brasil. Ao todo, são 82 fotografias em preto e branco, onde a luz e seus reflexos resultam em deslumbrantes paisagens. A obra será lançada hoje, a partir das 19h, na Livraria da Vila, e terá a presença do autor.
.
"A fotografia é, para mim, o caminho do autoconhecimento", explica Alcântara. "Sou um fotógrafo viajante e esse livro demonstra minha maturidade profissional. É uma obra com o máximo de informação e com o mínimo de palavras". O título do livro já indica o que esperar. Ele foi batizado apenas de Araquém Alcântara: Fotografias e reúne instantes de histórias da vida no Brasil. "A primeira fotografia é o amanhecer na selva, com suas brumas, no Paraná", diz o fotógrafo. Em seguida, surpreende a imagem de um cavalo acordando, em Minas Gerais. "Depois, num cenário da zona rural de Caraguatatuba (litoral de São Paulo), é um homem que desperta", conta ele.
.
Nessa sequência de imagens - sem nenhuma legenda, a não ser a indicação do local onde a foto foi feita -, é fácil imaginar várias histórias enquanto o dia avança nos registros. Há fotografias do homem trabalhando no campo e laçando bois no Pará, da pesca no rio Amazonas, de uma partida de golfe em São Paulo, de uma paisagem idílica no Rio Grande do Norte e também de uma menina brincando com um bicho preguiça, no Acre, e assim por diante. Em comum, belos percursos de luz.
.
"Todas as minhas obras têm uma carga política e social muito grande. Faço um trabalho de denúncia. Nesse livro, excepcionalmente, isso não acontece. Foquei em fazer um trabalho limpo, despojado, com técnicas modernas de impressão e excelente qualidade de papel", explica Alcântara. "Tive uma sensação de libertação, porque, depois de mais de 25 anos de carreira, me sentia engessado num nicho como fotógrafo de natureza".
.
A curadoria da obra é de Eder Chiodetto, que selecionou as 82 fotografias de um total de duas mil imagens. O projeto gráfico ficou por conta de Victor Burton. "Eder me disse que escolheu fotografias onde é possível perceber os caminhos da luz", diz Alcântara. Junto com o livro, Araquém Alcântara lança a reedição do livro TerraBrasil, lançado originalmente em 1998. O livro vendeu mais de 82 mil exemplares nas 11 edições anteriores e é uma das obras de fotografia mais vendidas no Brasil. As informações são do Jornal da Tarde.
.
Araquém Alcântara: Fotografias - Lançamento do livro. Hoje, a partir das 19h. Livraria da Vila (Alameda Lorena, 1731, Jardins). Tel. (011) 3062-1063. 
.
.
http://www.estadao.com.br/noticias/arteelazer,araquem-alcantara-lanca-novo-livro-de-fotografias-em-sp,651117,0.htm
.
.

Sem comentários: