Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

sábado, 4 de dezembro de 2010

Severino Silva retrata comunidades quilombolas e aldeias indígenas


quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Severino Silva retrata comunidades quilombolas e aldeias indígenas

© Foto de Severino Silva. Quilombo São José da Serra (RJ), 2010.

O fotojornalista Severino Silva apresenta a partir desta quinta-feira, dia 02 de dezembro de 2010, no Rio, a mostra “Quilombolas e Indígenas, Cidadania e Território”. Em sua jornada, Severino acompanhou os bastidores do projeto de cadastramento de famílias Quilombolas e Indígenas - um esforço compartilhado entre a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e o Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Estado do Rio de Janeiro (CEPERJ) em 19 comunidades quilombolas e em cinco aldeias indígenas. O fotógrafo, ao lado do grupo de pesquisadores, visitou os municípios de Angra dos Reis, Paraty, Cabo Frio, São Pedro da Aldeia, Armação de Búzios, Valença, Quatis, Mangaratiba, Rio Claro, Rio de Janeiro, Campos dos Goytacazes e Quissamã. “Me senti muito à vontade entre índios e quilombolas. Encontrei pessoas simples e felizes, que respeitam os mais velhos e a natureza”, contou Severino. 
.
A exposição fica em cartaz até o dia 17 de dezembro de 2010, de segunda a sexta-feira, das 09h às 18h, na Av. Carlos Peixoto, nº54, térreo, em Botafogo, Rio de Janeiro.
.

Sem comentários: