Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 28 de dezembro de 2010

Robert Capa - Mais famoso fotógrafo de guerra vai ganhar cinebiografia

Cinema e DVD
Segunda, 27 de dezembro de 2010, 14h40 

Quando se fala em fotografia de guerra, Robert Capa é o primeiro nome que surge em qualquer registro histórico. Pois agora a vida do fotógrafo que passou a vida fotografando campos de batalha - até morrer em um deles - ganhará um filme adaptado da biografia Waiting for Robert Capa (Esperando Robert Capa) e, segundo o site Total Films, quem vai estrelar a trama é ninguém menos que Andrew Garfield, indicado a Melhor Ator Coajuvante no Globo de Ouro 2011 e o próximo Homem Aranha dos cinemas.
Ao lado dele, outro nome proeminente na indústria hollywoodiana: Gemma Arterton (Fúria de Titãs e Príncipe da Pérsia). Gemma está cotada para interpretar a fotógrafa Gerda Taro, que teve um caso com Capa durante a Guerra Civil na Espanha.
.
A pontuar que Taro foi apenas um dos vários amores de Capa, fotógrafo que colecionada romances arrebatadores, um deles com a atriz Ingrid Bergman, que na época era casada com o dentista Peter Lindstrom.
..
http://cinema.terra.com.br/interna/0,,OI4859727-EI1176,00-Ator+de+HomemAranha+sera+jornalista+Robert+Capa+em+novo+filme.html

Getty Images
Andrew Garfield deve viver Capa no cinema
.  

Gemma Arterton e Andrew Garfield farão biografia de Robert Capa

.
Gemma Arterton (“Príncipe da Pérsia”) revelou à revista Total Film que irá protagonizar a cinebiografia de Robert Capa, ao lado de Andrew Garfield (“A Rede Social”). Arterton fez esta suculenta revelação enquanto recebia o prémio de “Hottest Actress” de 2010, atribuído pela Total Film. O filme será dirigido por Michael Mann (“Inimigos Públicos”). 
.
Robert Capa foi um dos mais célebres fotógrafos de guerra de todos os tempos. Cobriu os mais importantes conflitos da primeira metade do século 20: a Guerra Civil Espanhola, a 2ª Guerra Sino-Japonesa, a 2ª Guerra Mundial na Europa e no Norte da África, a Guerra árabe-israelense de 1948 e a 1ª Guerra da Indochina. 
.
O filme será inspirado na obra de Susan Fortes, intitulada “Waiting for Robert Capa”, e deverá centrar-se no tórrido romance entre Capa e a colega Gerda Taro, durante a Guerra Civil Espanhola. A história começa quando Capa conhece a refugiada judia Gerda Taro. Esta torna-se a sua assistente, aprende fotografia e acaba por apaixonar-se por Capa. Um ano depois, a Guerra Civil Espanhola começa, tornando Capa “o mais célebre fotógrafo de todos os tempos”. A relação entre ambos dura apenas dois anos, pois Taro é morta durante a Batalha de Brunete. 17 anos depois, Cappa também morreu na cobertura de uma guerra, na Indochina em 1954, com a câmera na mão. 
.
A adaptação ainda não tem uma data de estreia definida.
.
.http://pipocamoderna.mtv.uol.com.br/?p=59740
.
Andrew Garfield e Gemma Arterton protagonizam novo filme de Michael Mann
Sábado, 25 Dezembro 2010 15:12
  


Segundo a Total Film, Andrew Garfield ("Never Let Me Go") e Gemma Arterton ("Tamara Drewe") vão protagonizar a cinebiografia de Robert Capa que Michael Mann ("Public Enemies") está a preparar.

Segundo a publicação, o filme é baseado na biografia “Waiting For Robert Capa “, o que significa que a maior parte da acção vai decorrer durante a Guerra Civil Espanhola.

Relembramos que Robert Capa,  cujo nome verdadeiro era  Andre Friedmann,  ficou conhecido pelas fotos e filmagens de importantes conflitos do século XX, nomeadamente da Guerra Civil Espanhola e 2ª Guerra Mundial. Em particular, foram as fotos do desembarque na Normandia que o tornaram famoso. Capa mantinha amizades com celebridades como John Steinbeck e teve um caso com a actriz sueca Ingrid Bergman ("Casablanca").  Ele acabaria por morrer em 1954 ao pisar uma mina, na Guerra da Indochina.

Garfield, que desde “The Social Network” está a ser muito requisitado, será Capa, enquanto Aterton desempenhará a sua companheira, Gerda Taro.

Shannon Griffithys

.
http://www.c7nema.net/index.php?option=com_content&view=article&id=3519%3Aandrew-garfield-e-gemma-arterton-protagonizam-novo-filme-de-michael-mann
.
.

Sem comentários: