Escrevivendo e Photoandarilhando por ali e por aqui

“O que a fotografia reproduz no infinito aconteceu apenas uma vez: ela repete mecanicamente o que não poderá nunca mais se repetir existencialmente”.(Roland Barthes)

«Todo o filme é uma construção irreal do real e isto tanto mais quanto mais "real" o cinema parecer. Por paradoxal que seja! Todo o filme, como toda a obra humana, tem significados vários, podendo ser objecto de várias leituras. O filme, como toda a realidade, não tem um único significado, antes vários, conforme quem o tenta compreender. Tal compreensão depende da experiência de cada um. É do concurso de várias experiências, das várias leituras (dum filme ou, mais amplamente, do real) que permite ter deles uma compreensão ou percepção, de serem (tendencialmente) tal qual são. (Victor Nogueira - excerto do Boletim do Núcleo Juvenil de Cinema de Évora, Janeiro 1973

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Fotógrafo capta momento inusitado entre baleias jubarte famintas


 

Notícias » Notícias


Terra Brasil - 05 de janeiro de 2010 13h07 atualizado às 13h13


Britânico fotografou grupo de baleias jubarte caçando peixes a poucos centímetros dos animais Foto: Terra Chile/Reprodução Britânico fotografou grupo de baleias jubarte caçando peixes a poucos centímetros dos animais
05 de janeiro de 2010
.
Foto: Terra Chile/Reprodução
.
Um fotógrafo especializado em fotografar animais marinhos em seu meio natural captou um inusitado momento em que um grupo de baleias jubarte com cerca de 30 t saltam na superfície do mar para capturar peixes. A imagem foi tirada a poucos centímetros da cena por Duncan Murrel, 56 anos, quando ele navegava nos mares ao sul do Alasca.
.
Após décadas de trabalho, Murrel passou a ser chamado de "fotógrafo baleeiro". Desde 1978, ele fotografa animais marinhos no Alasca e visita escolas para mostrar as espécies marinhas nos momentos inusitados em seu habitat.
.
A baleia-jubarte (Megaptera novaeangliae), é um cetáceo encontrado em todos os mares do mundo. Os machos podem atingir entre 15 e 16 m de comprimento e as fêmeas entre 16 e 17. O peso médio é de aproximadamente 40 t.
Redação Terra
.
 
Links relacionados
.
.

Sem comentários: